Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pesquisas colocam a UEMS em primeiro em ranking de universidades

Curso de agronomia, de Cassilândia, é o terceiro melhor entre os 19 da instituição, avaliados pelo jornal Folha de São Paulo

Campus de Paranaíba possui três cursos da área de Humanas, com 130 vagas  - Arquivo/JP
Campus de Paranaíba possui três cursos da área de Humanas, com 130 vagas - Arquivo/JP

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) conquistou a melhor pontuação na área de Pesquisa na avaliação do Ranking Universitário 2015 (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo, entre as universidades estaduais do Centro-Oeste.

A UEMS obteve melhor nota na maioria das exigências da RUF neste quesito, como total de publicações, total de citações, citações de artigo, publicação por docente, citações por docente, publicações em revistas nacional e bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, Laércio Alves de Carvalho, declarou à imprensa que a UEMS investe em 95 grupos de pesquisas, divididos em oito áreas do conhecimento, com 259 bolsistas de iniciação científica, e parcerias com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/Capes) e o CNPq.

A universidade possui campus em 14 cidades no interior do Estado, além da Capital Campo Grande. Paranaíba e Cassilândia são as únicas cidades da região da Costa Leste do Estado que possuem campus da universidade.

O curso com melhor nota, segundo o RUF, é o de turismo, em Campo Grande. Em terceiro lugar aparece o curso de agronomia, em Cassilândia.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking é possível encontrar a avaliação das universidades e de cada um dos 40 cursos de graduação mais concorridos do País.

De acordo com o levantamento, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) está classificada como a 36ª melhor do Brasil e a primeira colocada do Estado.