Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), Maria Diogo, a implantação do Piso Salarial para 20 horas semanais é uma das conquistas da categoria. O Estado já cumpre a lei desde dezembro de 2013. Em Três Lagoas, a lei entrou em vigor em dezembro de 2014.
Assim, tanto os profissionais do magistério das redes municipal e estadual já recebem reajuste gradual do vencimento base para 20 horas semanais e não mais em 40 horas. Isso fez com que Três Lagoas saltasse no ranking salarial no Estado. Mato Grosso do Sul também melhorou sua posição no ranking salarial nacional, se comparado a outros Estados.
A aprovação do Plano Municipal de Educação, segundo Maria Diogo, foi outra conquista da categoria, pois define as metas nesta área para os próximos anos. A convocação de 90 professores para o ensino fundamental e 20 para a língua estrangeira, de acordo com a presidente do Sinted, foi uma reivindicação do sindicato.
Apesar disso, Maria Diogo disse que muitas melhorias precisam ser conquistadas ainda, como, por exemplo, recursos pedagógicos para os professores desenvolverem um trabalho melhor. Além disso, também entende que é preciso construir mais Centros de Educação Infantil para atender crianças de 0 a 3 anos, que é a grande demanda hoje por vagas no município.