Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura de Selvíria quer área da Unesp

Gleba de 120 hectares é usada pela Universidade Paulista para ensino e pesquisa

Projeto do prefeito Jaime Ferreira deve chegar ao governo do MS - Divulgação
Projeto do prefeito Jaime Ferreira deve chegar ao governo do MS - Divulgação

A Prefeitura de Selvíria ampliou, neste semana, as ações para a implantação de um núcleo industrial na cidade. Para isto, secretários municipais e o prefeito Jaime Soares Ferreira (PMN) reforçaram contatos com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o governo de Mato Grosso do Sul, em busca de meios de conquistar uma área de 120 hectares, pertencente à Unesp (Universidade Estadual Paulista).

O diretor municipal de Indústria e Comércio, Adelson Alberto dos Santos, e o superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Valticinez Barbosa Santiago, foram a Campo Grande se reunir com o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, para tratar do assunto.

No encontro, apresentaram o projeto ao gerente de Regularização Fundiária e Cartográfica da Agraer, Humberto Maciel. A ideia é convencer o órgão a apoiar um processo de desmembramento da área, pertencente a uma fazenda de 1.147 hectares, onde a Unesp mantém uma unidade de ensino e pesquisas, situada dentro do território de Selvíria. “A Unesp tem o domínio dessas terras dentro do município de Selvíria e já tem conhecimento da nossa demanda. Queremos agora firmar parceria com a Agraer para que ela nos ajude nesse trabalho cartográfico”, explicou Barbosa Santiago.

“Durante a reunião ficou definido que, após a doação do terreno poderá haver a efetivação de um convênio de cooperação técnica entre o Estado e o município, quando a Agraer fornecerá suporte técnico para tratar sobre o desmembramento da área e o georreferenciamento”, explicou o diretor municipal de Indústria e Comércio, Adelson Alberto dos Santos.

A Unesp não se manifestou sobre o projeto. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Selvíria, se aprovado, este será o primeiro investimento público em desenvolvimento industrial na cidade.