Os interessados em estudar na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2012 já devem estar atentos quanto ao processo seletivo que tem início em janeiro. É o segundo ano consecutivo que a Universidade adota o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), que utiliza integralmente a nota do Enem para ingresso.
Com o objetivo de se organizar para o Processo Seletivo, a equipe administrativa reuniu-se nesta semana com a reitoria. O reitor Fábio Edir destacou: "este é o momento de acertar estratégias para garantir que todos os que sonham em cursar UEMS tenham a possibilidade de concorrer ao processo seletivo".
A chefe da Divisão do Processo Seletivo, Márcia Regina Martins Alvarenga, acredita que este processo tem possibilitado maior acesso à Universidade, já que mais de 122 mil pessoas só de Mato Grosso do Sul se inscreveram no Enem 2011. Quanto ao Sisu, no último ano, a UEMS teve mais de 20 mil inscritos, dado nunca alcançado com o vestibular convencional. Neste processo seletivo, a Universidade oferecerá 2.370 vagas em 53 cursos.
A expectativa do Ministério da Educação é de que a nota do Enem seja liberada no começo de janeiro, no dia 4. Entre 10 e 11 de janeiro está prevista a abertura do processo de inscrição dos alunos no Sisu, momento em que o candidato deve manifestar seu interesse pelos cursos da Instituição.
Assim que as inscrições forem abertas, o estudante que pretende usar a nota do Enem 2011 para concorrer às vagas oferecidas através do Sisu 2012 deve acessar o site oficial do sistema (http://sisu.mec.gov.br) e efetuar sua inscrição. O participante poderá se inscrever em até duas opções em cursos ou instituições diferentes.