Com o título “Entre o passado e o presente: as experiências do ensino de História no curso Normal Médio Indígena Povos do Pantanal – MS”, o trabalho de Carlos Alberto Panek Junior, professor do Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas, recebeu o Prêmio Professores do Brasil, no segmento ensino médio.
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. Foi instituído em 2005 e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento pelos professores das escolas públicas que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Foram inscritos e concorreram ao prêmio aproximadamente 1.500 trabalhos. Os professores e diretores das escolas premiadas nesta edição do Prêmio têm participação assegurada no Seminário que acontecerá em Brasília, hoje (14) e amanhã, juntamente com a realização do 5º Seminário Prêmio Professores do Brasil.
Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de cinco mil reais, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio.
As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até dois mil reais.