O governo do Estado por intermédio da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) tem desenvolvido desde 2008 os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. O principal objetivo é ampliar o tempo escolar dos alunos nas instituições de ensino. As atividades desenvolvidas visam contribuir para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, seja pela prática de esportes, inclusão digital ou aulas de laboratório.
Passar o dia na escola, com uma rotina de estudos, alimentação e atividades extras é uma realidade para 4.479 estudantes de 20 escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, que atendem em período integral. O projeto acontece nos municípios de Anastácio, Anaurilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Fátima do Sul e Nova Andradina.
Mais Educação
Voltado ao atendimento de alunos 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a experiência bem sucedida tem proporcionado aos estudantes a oportunidade de participar de atividades interdisciplinares e aulas de campo, além de aprofundar e intensificar a pesquisa dos conteúdos aprendidos na sala de aula.
De acordo com responsáveis pela SED os alunos assistem às aulas em um período e no outro desenvolvem atividades pedagógicas que vão de cultura e esporte ao acompanhamento escolar.
Os estudantes do Mais Educação passam nove horas por dia na escola, com intervalo para o almoço e descanso de uma hora e meia. O cardápio das refeições e dos dois lanches diários é elaborado pela nutricionista da Secretaria de Estado de Educação de acordo com as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As escolas participantes do programa escolhem anualmente, de forma livre, entre opções estabelecidas para cada período escolar, as atividades que vão desenvolver ao longo do ano letivo.
Ensino Médio Inovador
A secretaria de Educação desenvolve, também, um programa direcionado a estudantes do ensino médio, com o mesmo período integral de aulas. Presente em nove unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, em oito municípios de Mato Grosso do Sul, os alunos do programa Ensino Médio Inovador contam com a melhoria da qualidade do ensino por meio de inovações curriculares e metodologias diversificadas nas diferentes áreas do conhecimento, seguindo as bases científicas, tecnológicas e culturais.
O Programa Ensino Médio Inovador trabalha com linhas de ação que envolvam o fortalecimento da gestão dos sistemas e da gestão escolar. Os apoios às práticas pedagógicas refletem na melhoria das condições do trabalho do professor, além de desenvolver o gosto dos alunos e incentivar na elaboração de pesquisas relativas ao ensino médio e relativas à juventude.