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Prova do ensino fundamental aponta que 57% não sabem matemática

Os resultados também variam nas redes de ensino: os alunos da rede privada atingiram 216,7 pontos em leitura

Os resultados da prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), aplicada no primeiro semestre de 2011 a 6.000 alunos que concluíram o 3º ano (2ª série) em todo o país, apontaram que 43,9% não aprenderam o que era esperado em leitura e 57,2% estão defasados em matemática.

A avaliação foi aplicada pela ONG Todos Pela Educação em parceria com o Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Os resultados foram apresentados nas escalas Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de leitura e matemática. Tiveram desempenho satisfatório aqueles alunos com desempenho superior a 175 pontos.

Segundo o Todos pela Educação, em leitura, ao atingir pelo menos 175 pontos, o aluno consegue identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos, além de perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas.

Já em matemática, no nível de 175 pontos, os alunos têm domínio da adição e da subtração e conseguem resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas.

A seleção dos alunos levou em conta a proporção das escolas de cada rede, nas capitais de todas as regiões do país. No total, 250 escolas participaram.

Cada criança respondeu a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática –o aluno fez testes de apenas uma das duas áreas. Além disso, todas elas escreveram uma breve redação a partir de um tema único. Cada escola contou com um aplicador externo.

LEITURA
O desempenho médio dos alunos que fizeram a prova foi de 185,8 pontos na escala, com 56,1% do total das crianças aprendendo o que era esperado para esta etapa do ensino em leitura.

Há variação no país, e as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional (185,8) com, respectivamente, 197,9; 193,6 e 196,5 pontos.

Abaixo da média brasileira ficaram o Norte e o Nordeste, com 172,8 e 167,4 pontos respectivamente.

Os resultados também variam nas redes de ensino: os alunos da rede privada atingiram 216,7 pontos em leitura, e os da rede pública ficaram com 175,8 pontos.

MATEMÁTICA
Em matemática, a média nacional foi de 171,1 pontos, e 42,8% do total das crianças aprenderam o que era esperado para esta etapa do ensino. Acima da média nacional, ficaram as regiões Sul (185,6), Sudeste (179,1) e Centro-Oeste (176,5); abaixo dos 171,1 pontos, as regiões Nordeste (158,2) e Norte (152,6).

A média nacional dos alunos da rede privada foi de 211,2 pontos e a da rede pública foi de 158 pontos. Em nenhuma das regiões, estudantes de escolas públicas tiveram desempenho igual ou superior a 175 pontos.

ESCRITA
Todos os alunos que participaram da prova ABC fizeram também uma redação. A prova de escrita foi avaliadas em relação a três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação).

De uma escala que vai de 0 a 100 pontos, o desempenho esperado dos alunos de 3º ano (2ª série) é de pelo menos 75 pontos.

A média nacional foi de 68,1 pontos; a média das escolas públicas foi de 62,3 pontos e a das particulares, de 86,2 pontos.