A próxima semana será dedicada à Ciência e Tecnologia e em Mato Grosso do Sul serão realizadas atividades em todos os municípios, com um encontro central nos dias 17 e 18 de outubro, em Campo Grande. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) é a responsável pela organização do evento.
Neste ano, as atividades se concentram no tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, com o propósito de criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil.
Além da Semagro, no Estado 12 entidades – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em Campo Grande (Sedesc); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); e Sebrae – integram a Comissão Organizadora, que se reuniu nesta semana para o último encontro antes do evento.
Nos dias 17 e 18, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, estudantes e interessados poderão conferir os estandes de 25 escolas públicas e entidades de pesquisa, além de palestras, filmes e apresentações.
O encontro é voltado para pesquisadores, estudantes e interessados e para divulgá-lo entre os jovens, dois mil alunos de escolas públicas e particulares devem participar. A abertura oficial da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia acontece no dia 17, a partir das 8h, no Centro de Convenções.
Em 2017, o Estado terminou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no topo do ranking dos estados em número de atividades cadastradas. Foram 1.930 ações realizadas em 59 cidades e 304 entidades parcerias, conforme os números oficiais do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Priscilla Peres – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)