O Serviço Nacional da Indústria (Senai) irá qualificar 112 pessoas para trabalhar na Siderúrgica de Três Lagoas (Sitrel). Os cursos de qualificação profissional vão acontecer de 3 de outubro a 5 de dezembro. O contrato para prestação do serviço foi assinado na manhã de ontem, no Senai local, pelo presidente da Federação das Indústrias de MS (Fiems), Sérgio Longen e pelo gerente geral da Sitrel, Emerson Ribeiro Ferreira.
Também participaram do evento, o diretor regional do Senai, Jaime Verruck, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) e a prefeita Márcia Moura (PMDB), o diretor do Senai local, Adevaldo Vasconcelos, o empresário José Paulo Rimoli, entre outras autoridades.
Na ocasião, o presidente da Fiemes anunciou a ampliação do Senai de Três Lagoas. “Em agosto, vamos licitar o projeto, orçado em aproximadamente R$3,8 milhões. Se Deus nos ajudar, no primeiro semestre do ano que vem esperamos estar com as obras concluídas”, revelou.
Sérgio Longen disse ainda que a federação pretende iniciar no começo do próximo ano a construção da nova escola do Sesi de Três Lagoas. O empreendimento será construído em uma a área doada pela Prefeitura, a qual possui 62mil metros quadrados, localizada na BR-158, saída para Selvíria.
Obras
As obras da Siderúrgica de Três Lagoas estão dentro do cronograma e a previsão é de que a unidade esteja em operação no segundo semestre de 2012. A informação é do gerente geral da empresa, Emerson Ribeiro Ferreira. Atualmente, 600 pessoas trabalham na construção do empreendimento, cujo pico da obra será no início do próximo ano. Nesta fase, mil pessoas vão trabalhar na unidade.
As obras da Sitrel foram iniciadas no ano passado, mas somente em março deste ano tiveram início os serviços de terraplenagem. O empreendimento está sendo construído através de uma parceria entre a Votorantin Siderurgia e o Grupo Grendene. A unidade será instalada em uma área de 3,6 quilômetros quadrados, situada a 18 quilômetros de Três Lagoas.
No total, serão investidos R$ 800 milhões na unidade de laminação de barras e vergalhões, que usará como insumo tarugos produzidos pela Unidade Resende do Rio de Janeiro. No município, serão produzidas 450 mil toneladas de aço por ano. Na manhã de ontem, após assinatura do contrato de prestação de serviço entre o Senai e a Sitrel, as autoridades visitaram as obras da siderúrgica.