O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferecerá 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições de ensino superior públicas distribuídas pelos 26 estados brasileiros. Nenhuma instituição do Distrito Federal participa da seleção. As inscrições começam no dia 7 de janeiro e devem ser feitas pela internet.
Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não serão aceitos aqueles que obtiveram zero como média das provas objetivas ou na redação. Para verificar seu desempenho no Enem, o candidato deve acessar a página do exame na internet.
As inscrições serão abertas à 0h do dia 7 de janeiro e se estenderão até o dia 12 do mesmo mês. O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.
Ao contrário dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar durante a madrugada para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente, às 3h.
O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão poderão registrar as matrículas no sistema entre os dias 19 e 23.
A segunda chamada será divulgada no dia 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.
Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.