Os professores que lecionam em escolas da região de Araçatuba estão se acostumando a uma nova era de tecnologia, em que o uso de livros, giz e lousa está sendo compartilhado com computadores em sala de aula. São pelo menos 34 escolas da rede pública e privada de ensino que adotaram a nova ferramenta como instrumento de aprendizagem.
Amanhã, 133 estudantes do primeiro ano do ensino médio do colégio Thathi COC, de Araçatuba, receberão tablets, equipamento que tem formato de prancheta e pode ser usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de aulas, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento.
Durante o uso dos tablets em sala de aula, os estudantes acompanharão de forma simultânea todo o conteúdo pedagógico, que será exibido em lousa digital. Os tablets adotados pela instituição são da marca Archos 101, têm display de 10,1 polegadas, 8 GB de memória, sistema operacional Android 2.2 (Froyo).
Segundo o diretor do colégio Thathi COC, Gabriel Guimarães, a nova geração de jovens está inserida num contexto digital e, para tornar o ambiente de ensino motivador, é preciso ter ferramentas que atraiam a atenção do aluno. "Jamais o computador irá substituir o livro. Estamos aliando um instrumento de tecnologia dentro da área de educação", afirma.