O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) abriu inscrições gratuitas para 280 vagas em curso técnico em Agronegócio, em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, são 30 vagas abertas e as inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro, pela internet. Clique aqui.
É necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. As aulas começam no dia 5 de março. Também são oferecidas vagas nos municípios de Aparecida do Taboado (20), Campo Grande (60), Corumbá (30), Coxim (40), Dourados (40), Ivinhema (30) e Maracaju (30).
“Corumbá possui o maior rebanho do estado e o segundo maior do país. Três Lagoas tem recebido investimentos na expansão da atividade florestal e Ivinhema é referência no desenvolvimento da agricultura familiar e do setor sucroenergético. São regiões importantes do nosso estado que necessitam de profissionais capacitados para atender à demanda reprimida por mão de obra qualificada”, afirma o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Mauricio Saito.
Com carga horária de 1.230 horas/aula, o primeiro curso de formação contínua do Senar tem objetivo de formar técnicos de nível médio na gestão do agronegócio, habilitados para atuar em diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária nacional. Ao todo, 80% das aulas são assistidas no ambiente virtual e 20% em encontros presenciais realizados nos polos.
A seleção para o ingresso no curso será realizada por análise curricular, que é eliminatória e classificatória. Para preenchimento das vagas terão prioridade os candidatos ligados ao meio rural, agricultores familiares, médios produtores rurais, agentes de assistência técnica e extensão rural, técnicos que possuam vínculo empregatício com empresas, instituições oficiais e cooperativas de produção agropecuária.
O Senar vai abranger 600 alunos matriculados nessa modalidade. Para a realização da inscrição, é obrigatório anexar alguns documentos, como histórico escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e outras que comprovem vínculo com a produção agropecuária como CAR – Cadastro Ambiental Rural da propriedade do candidato ou familiar de 1º grau, e a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.