Veículos de Comunicação

Educação

UFMS propõe convênio para curso de medicina

Hospital Auxiliadora deve receber alunos da Faculdade de Medicina em 2016

Prédio da Faculdade de Medicina está em fase final de construção  no campus 2 da universidade - Claudio Perereira/JP
Prédio da Faculdade de Medicina está em fase final de construção no campus 2 da universidade - Claudio Perereira/JP

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) deverá formalizar um convênio com o Hospital Auxiliadora para atender alunos do curso de medicina do campus de Três Lagoas. O convênio para complemento do curso é necessário porque o Hospital Regional – prometido pelo governo do Estado há quatro anos – ainda não foi construído. 

Nesta semana, a direção da universidade reuniu-se com diretores do Auxiliadora para discutir o convênio. Segundo o diretor do campus três-lagoense, Osmar Jesus Macedo, foi apresentada uma minuta ao hospital, que pediu prazo de 15 dias para análise. “Devemos definir a responsabilidade de cada um em relação aos alunos”, destacou. A direção do Auxiliadora confirmou as informações.

Em novembro começam aulas da terceira turma do curso, com 60 alunos. A primeira turma, iniciada em 2014, tem 41 alunos, que devem executar atividades práticas no Auxiliadora. A segundo turma é composta por 60 alunos. 

HOSPITAL REGIONAL
O hospital estadual, que deverá ter 170 leitos, será construído em área doada pelo empresário Magid Thomé Filho, próxima à rodovia BR-158, zona Leste da cidade. A unidade deverá receber pacientes da região da Costa Leste do Estado. O recurso de R$ 42 milhões, oriundo de financiamento do BNDES, está na conta do governo desde o início do ano passado.

Segundo a Secretaria estadual de Infraestrutura, uma equipe técnica da Agência de Empreendimentos (Agesul) revisa o projeto anterior para fazer adequações exigidas por órgãos fiscalizadores. Só depois,  o governo estadual deve autorizar a licitação para contratação da empresa que executará a obra.

O prédio da faculdade, construído no campus 2 da UFMS, está em fase final de conclusão. Segundo o diretor, a obra de R$ 5,5 milhões deve ser entregue em agosto.