No mês de junho, o Centro de Educação Paranaibense/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Cep/Apae) entrou no clima defesta junina, que já faz parte da tradição e do calendário letivo da instituição. O evento, segundo a direção,serve para aproximação de todos, pois a socialização ajuda no desenvolvimento dos alunos.
O objetivo foi socializar os alunos, promover a integração, conhecer a história das festas juninas e os elementos que a compõem, desenvolve o interesse e o gosto pela tradição, fortalece a comunicação e diversifica a cultura.
Participaram da festa profissionais da Apae, alunos, pais e responsáveis, que foram convidados para esta manhã de alegria, onde participaram de uma palestra com a enfermeira Lauren, tendo como eixo temático:A higiene. Para a direção, o teor e o desenvolvimento da palestra foram bastante esclarecedor e enriquecido de dicas para todos estarem aptos a acompanhar ou auxiliar a pessoa com deficiência nos cuidados diários com a higiene.
Diversos alunos e participantes estavam devidamente caracterizados, vestidos de chita, chapéu de palha, camisa xadrez, e todos festejaram e se divertiram muito, com a dança da quadrilha, apresentação de teatro, com direito ao casamento caipira, organizado por professoras e alunos da instituição; e a apresentação da dança country realizada pelos alunos do Programa Mais Educação da Escola Manoel Garcia.
A decoração foi toda em verde e amarelo, com ornamentos juninos, e como toda festa tem guloseimas, o cardápio estava típico, onde foi servido pipoca, doces e refrigerante, e para encerrar, todos participantes desfrutaram de um delicioso arroz carreteiro.
A realização da festa junina no CEP/APAE conta com a participação de todos funcionários em geral; trata-se de um momento em que os alunos aprendem, divertem-se e experimentam a integração, além de ser um trabalho interdisciplinar.