Até 4 de março, ela não existia. Neste sábado, a equipe Brawn GP comprovou os bons resultados nos dois testes que fez e colocou os seus dois pilotos na primeira fila do GP da Austrália. Com o domínio total da sessão, o inglês Jenson Button conquistou a pole position com o tempo de 1min26s202, na madrugada deste sábado.
O brasileiro Rubens Barrichello ficou 0s303 atrás de seu companheiro de equipe e sairá na segunda posição, após ser o melhor nas duas primeiras etapas do treino. Esta é a quarta vez que Button sairá na frente de uma prova da Fórmula 1, sendo a primeira desde a edição 2006 do mesmo GP da Austrália.
A equipe criada por Ross Brawn fez valer o bom ajuste feito no carro, após ter comprado o espólio da antiga Honda, equipe na qual Brawn era o diretor-técnico no ano passado e tinha a mesma dupla de pilotos que levou para sua escuderia.
"Tenho de agradecer Ross pelo carro que nos deu. É um carro muito bom e todos estão de parabéns", disparou Barrichello, que não largava na primeira fila de um GP desde outubro de 2004, quando foi pole no Brasil.
Por outro lado, os dois protagonistas da temporada 2008 foram meros coadjuvantes. Atual vice-campeão, Felipe Massa sai apenas na sexta colocação do GP de abertura da temporada, enquanto o inglês Lewis Hamilton larga em 18º lugar, já que foi punido após trocar a caixa de câmbio. Na pista, o campeão foi 15º.