A Comissão Médica Especial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), publicou nesta sexta-feira (21) uma atualização do Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022 que descreve as medidas protetivas a serem adotadas pelos clubes nas competições coordenadas pela entidade na atual temporada.
Conforme as diretrizes, a CBF vai exigir vacinação completa contra Covid-19 para jogadores inscritos nos torneios da Confederação. “É OBRIGATÓRIO ao indivíduo a apresentação do comprovante de vacinação plena para a Comissão Médica Especial da CBF”, declara a entidade em um trecho do documento.
“Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única”, informa outro trecho do documento.
Além disso, o guia informa que a exigência será incluída nos regulamentos específicos de cada competição organizada pela CBF, que são publicados antes do início dos torneios. E sugere a mesma atitude a nível regional. “A CBF também orienta que as vacinas sejam exigidas pelas federações estaduais em seus torneios”, conclui.
O comprovante de vacinação será pré-requisito para a relação de jogadores em cada partida. Caso o documento não seja apresentado, o portal médico da CBF bloqueia diretamente no sistema a inscrição do jogador.