Veículos de Comunicação

Esportes

ESPECIAL: Meninos em busca do sucesso no futebol

Fama, fortuna, carros importados, companhias bacanas. Todo jovem jogador sonha com essas coisas

-
-

Fama, fortuna, carros importados, companhias bacanas. Todo jovem jogador sonha com essas coisas, que poderiam ser resumidas em uma palavra: sucesso. Mas os meninos da Seleção Sub-20 ainda, na sua grande maioria, estão longe disso. São garotos que nem 20 anos completaram e passam desapercebidos em meio a multidão. Como toda regra tem exceções, podemos citar o meia Boquita, do Corinthians, campeão da Copa do Brasil desse ano e que atua ao lado de feras como Ronaldo e o meia sãopaulino Oscar, que figura entre os profissionais do Tricolor desde o ano passado.

Ambos são considerados jogadores com um futuro promissor. Oscar você vai conhecer um pouco melhor nesse caderno especial. Assim como Agenor, que já é o terceiro goleiro da equipe principal do Internacional Gaúcho, o pernambucano Ciro, que têm até vídeo na internet em sua homenagem, feito pela torcida do Sport e o atacante Alan Kardec, do Vasco, elogiado por Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do clube carioca.

Para chegar ao sucesso, os meninos precisam passar por etapas em suas carreiras, uma delas é a Seleção Sub-20, a segunda principal do Brasil. Eles só perdem em importância para a Seleção adulta. O Campeonato Mundial Sub-20 é disputado por jogadores até a idade de 20 anos e é organizado pela FIFA.

Em 2009, a competição será disputada no Egito. Geralmente, alguns dos maiores nomes do esporte marcam presença pela primeira vez no cenário internacional nessa competição. A lista de grandes craques que “apareceram” para o mundo neste torneio inclui Diego Maradona em 1979, o croata Davor Šuker em 87 e o português Luís Figo, que surgiu em 91. A Seleção com mais títulos do Mundial é a nossa arqui-rival Argentina, com seis conquistas. O Brasil vem logo em seguida com quatro títulos. Além do maior número de campeonatos, os “hermanos” são os atuais bicampeões (venceram em 2005 e 2007). Só que o tri não vai acontecer. Uma péssima participação no Sul Americano em 2009 (vencido pelo Brasil), deixou os argentinos de fora da disputa em terras africanas. A estréia brasileira têm data marcada: 27 de setembro contra a Costa Rica. Os brasileiros estão no Grupo E do Mundial, ao lado de Austrália e República Tcheca, além da Costa Rica.