Com dois gols do ítalo-americano Rossi e outro do xará dele, De Rossi, a Itália conseguiu virar o jogo e vencer os Estados Unidos por 3 a 1 na estreia na Copa das Confederações ontem, em Pretória, na África do Sul.
Com o resultado, a Azzurra chegou à liderança do Grupo B, ao lado do Brasil, mas com a vantagem no saldo de gols. Os italianos voltam a campo na próxima quarta-feira (17), contra o Egito. Os norte-americanos encaram o Brasil na quinta (18).
Melhores tecnicamente, os tetracampeões mundiais dominaram o início do primeiro tempo. Mesmo com um jogador a menos (Clark foi expulso), os americanos continuaram levando perigo e marcaram aos 40.
Altidore deu um drible desconcertante em Chiellini e sofreu pênalti. Donavan bateu com categoria no canto esquerdo de Buffon: Estados Unidos, 1 a 0. No segundo tempo, com um homem a menos, os EUA vieram dispostos a se defender.
Sem muita criatividade, a Itália buscava o empate, mas não levava perigo. Aos 11 minutos, o técnico Marcello Lippi mexeu na equipe: Rossi e Montolivo entraram nos lugares de Gattuso e Camoranesi, respectivamente.
E logo no primeiro lance, Rossi robou bola no meio-campo e soltou uma bomba da intermediária, sem chance para Howard. Um golaço do filho de italianos nos Estados Unidos.
Aos 27, a virada. De Rossi bateu de longe, o zagueiro Onyewu encobriu a visão do goleiro e a bola morreu no canto esquerdo do gol: Itália 2 a 1. Já nos acréscimos, Pirlo fez jogada excelente pela esquerda e cruzou para a área. Rossi apareceu mais uma vez para marcar e garantir a vitória italiana.
FICHA TÉCNICA:
ESTADOS UNIDOS 1 X 3 ITÁLIA
Estádio: Lotfus Versfeld, em Pretória (AFS)
Data/horário: 15/06/2009, às 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Pozo (Fifa-CHI)
Assistentes: Francisco Mondria (Fifa-CHI) e Patricio Basualto (Fifa-CHI)
Renda/público: não divulgados.
Cartões amarelos: Bornstein (EUA); Legrottaglie e Grosso (ITA).
Cartões vermelhos: Clark (EUA).
GOLS: Donovan, aos 41/1ºT (1-0); G. Rossi, aos 13/2ºT (1-1); De Rossi, aos 26/2ºT (1-2); G. Rossi, aos 49/2ºt (1-3)
ESTADOS UNIDOS: Howard; Bornstein, Onyewu, Demerit e Spector; Clark, Bradley, Feilhaber (Beasley, 27/2ºT) e Dempsey; Donovan e Altidore (Davis, 21/2ºT). Técnico: Bob Bradley
ITÁLIA: Buffon; Zambrotta, Legrottaglie, Chiellini e Grosso; Gattuso (G. Rossi, 12/2ºT), De Rossi, Pirlo e Camoranesi (Montolivo, 11/2ºT); Iaquinta e Gilardino (Toni, 24/2ºT). Técnico: Marcello Lippi.