Veículos de Comunicação

Esportes

Vôlei: Atleta trêslagoense é destaque na Europa

Com 24 anos e dois metros de altura o atleta já jogou em dois times da Europa

Com 24 anos e dois metros de altura o atleta já jogou em dois times da Europa -
Com 24 anos e dois metros de altura o atleta já jogou em dois times da Europa -

Seguindo a parábola do livro sagrado “um bom filho a casa torna”, Fernando Costa, sempre que tem uma folga no exterior volta para Três Lagoas, sua terra natal. “O Brasil é minha casa, e em especial Três Lagoas, onde nasci, cresci e onde vive minha família”, revela Fernando destacando sentir muita falta do clima da cidade, justificando “lá é muito frio”. Costa é oposto de voleibol do time Potiers na França.

Com 24 anos e dois metros de altura o atleta já jogou em dois times da Europa. O ano passado jogou no time Castelo da Maia, de um distrito que leva o mesmo nome na cidade Grande Porto, em Portugal. “No Castelo fiquei sete meses e joguei uma média de 30 jogos, lá fui destaque como melhor sacador e melhor pontuador do campeonato”, contou. Devido ao destaque em Portugal foi chamado para integrar um time profissional da cidade que leva o mesmo nome da equipe – Potiers.

Com o fim do Campeonato Fernando veio para Três Lagoas para curtir as férias. Se achou que ia descansar, ledo engano. O atleta foi convidado por D`alua para passar uma semana jogando em Maringá em um campeonato nacional.Quando voltar para a Europa o jogador deve decidir se continua no time ou aceita a proposta de um time da Grécia.

BRASIL X EUROPA
 
Quando indagado a respeito da valorização do vôlei no Brasil e Europa ele responde “o vôlei brasileiro é um dos melhores do mundo, no entanto falta mais investimento por parte de mídia e investidores, a estrutura brasileira é falha comparada à da Europa, lá percebemos uma diversidade de esportes e investimentos maciços em cada modalidade”, afirmou Costa.

O atleta ainda revelou que um jogador de vôlei profissional na Europa chega a ganhar 80 mil euros, dependendo do nível dele. Citou exemplo de cidades com cerca de 100 mil habitantes da Europa onde o esporte profissional é muito valorizado e está no regimento do município, cada empresa que se instala no local deve destinar verbas direcionadas ao esporte. Toda a renda é revertida para os times profissionais do município. O sonho do jogador é um dia integrar a seleção brasileira de vôlei.

CARREIRA

Fernando começou a jogar vôlei aos 12 anos; desde então, já carrega na bagagem 11 anos dedicados ao esporte. Sua carreira começou na escolinha de voleibol de Três Lagoas – a Associação Atlética D´Lua, fundada pelo professor Antônio Carlos Corrêa, o D´Lua.  O atleta permaneceu no time por quatro anos, e durante uma partida no campeonato brasileiro, foi visto por um olheiro – que o fez chegar ao time do Banespa, considerado um dos melhores na categoria profissional nacionalmente.

Depois de um ano de Banespa, Fernando começou a jogar pelo Clube Fonte São Paulo, de Campinas. Com o time, participou do 1º Campeonato Brasileiro (Superliga) patrocinado pela Intelbrás, em Florianópolis (SC). Em 2004 e 2005, fez parte do Clube Wizard Campinas. Logo em seguida, foi um dos integrantes do time do São Caetano/Tamoyo.

Ano passado, o atleta fechou um contrato de oito meses para integrar a equipe Castelo da Maia, em Portugal. Passada a temporada, renovou o contrato por mais 10 meses. Logo em seguida foi contratado pelo time francês Potiers.