RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de setembro
JPNEWS: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DIA DA ARVORE

Três Lagoas registra aumento de casos de pneumonia

Unidades de Saúde enfrentam alta demanda de infecções nesta época do ano

Por Kelly Martins
01/09/2024 • 10h05
Compartilhar

Muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de diferenciar uma gripe da pneumonia. O problema é que os sintomas são bem parecidos e os especialistas alertam a população para ficar atenta aos detalhes entre as doenças. Em Três Lagoas, 52 pessoas adultas foram diagnosticadas com pneumonia, entre os meses de janeiro e julho deste ano, no Hospital Auxiliadora. O número de pacientes com a doença tem aumentado a cada ano e é necessário buscar apoio médico o quanto antes. 

Nesta época do ano, com o clima seco, sem chuva e com ondas de frio, as unidades de saúde estão enfrentando alta demanda com pessoas apresentando infecções nas vias respiratórias e o Ministério da Saúde alerta para o diagnóstico precoce para evitar casos graves.

DIFERENÇAS

RCN67/JPNEWS/TVC/CULTURA/BAND/SOU7 CASA DOS SONHOS FINAL 1
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma gripe que não passa, uma tosse ou febre que persiste por dias podem ser sinais de pneumonia. De acordo com os especialistas, quando a tosse atrapalha o sono, a alimentação e principalmente se é acompanhada de cansaço para respirar, é algo além da gripe. 

A instituição aponta que a gripe tem duração média de sete dias. Os quadros persistentes podem evoluir para pneumonia secundária a uma gripe, rinite, sinusite e faringite, no caso de crianças. Bactérias podem migrar das vias áreas superiores para as vias aéreas inferiores levando a uma infecção pulmonar.

Uma forma de prevenção apontada pelo setor da Saúde é evitar locais aglomerados e fechados. As medidas de higiene básicas são importantes, principalmente a lavagem nasal. O nariz funciona como um filtro e a chance de evoluir para pneumonia é menor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas