Veículos de Comunicação

Preservação

Empresa fará levantamento de áreas ocupadas por lagoas

Custo do estudo para a Prefeitura de Três Lagoas será de R$ 7,9 mil

Lagoas terão levantamento de áreas ocupadas e meios de preservação - Danielle Leduc/JP
Lagoas terão levantamento de áreas ocupadas e meios de preservação - Danielle Leduc/JP

A empresa Evolua Ambiental Engenharia, de Londrina (PR), venceu licitação aberta pela Prefeitura de Três Lagoas, neste ano, para elaboração de um roteiro de georreferenciamento para delimitação da Unidade de Conservação Monumento Natural das três lagoas da cidade. A empresa deu preço de R$ 7,9 mil pelo serviço.

A empresa terá prazo de 90 dias para concluir o levantamento. 

De acordo com a diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ana Paula Mendes, o objetivo é definir qual é a área de terra de preservação das lagoas. Além disso, com essa criação, as lagoas estariam aptas a receberem recursos de compensação ambiental destinados ao Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), pela instalação ou ampliação de indústrias no município.

Os recursos só podem ser destinados a áreas de proteção integral. De acordo com a legislação, a Câmara de Compensação Ambiental do Imasul libera os recursos apenas para unidades de proteção integral. 

Apesar de o impacto ambiental ser causado no município onde está o empreendimento, a legislação não prevê que o recurso seja investido exclusivamente na cidade. A lei federal diz que, prioritariamente, os recursos devem ser aplicados no município impactado pelo empreendimento instalado, mas nada impede que outras cidades recebam o valor.
Por esse motivo, a prefeitura quer criar a unidade para receber recursos que serão aplicados nas lagoas.