Veículos de Comunicação

Que Fome!

Filhote de jacaré é filmado devorando capivara na Lagoa Maior

Cena gera centenas de comentários contra e a favor à presença de animais no local

Jacaré é filmado devorando capivara na Lagoa Maior - Valdecir Cremon/JPNews
Jacaré é filmado devorando capivara na Lagoa Maior - Valdecir Cremon/JPNews

Uma sequência de imagens captadas na manhã deste domingo (6) pelo jornalista Valdecir Cremon, na Lagoa Maior, em Três Lagoas, levantou novos debates entre moradores da cidade sobre a presença de animais perigosos no local. Centenas de comentários contra e a favor foram postados em redes sociais.

Nas imagens, um jacaré é visto devorando uma capivara. Apesar de pequeno para o porte alcançado por animais da espécie papo-amarelo, o bicho devora um filhote de capivara a cerca de 15 metros de outros animais maiores. Diversas pessoas pararam no local para ver a cena.

As imagens tiveram 11 mil visualizações e centenas de compartilhamentos durante o domingo.

"Roseli Pereira Concordo lugar do jacaré é outro lugar, atrai turistas, é tudo muito bonito,em termos, porque eu sempre gostei de fotografar a lagoa, o jacaré e as capivaras, mas está se tornando perigoso para a população…"

"Moacir Pessanha Na hora q acontecer uma tragedia eq eles vão tomar provodencia"

"Fabrícia Miranda Rios Passou da hora de tirar esse bicho dai,p ra mim um ser inútil, só serve pra degradar as espécies de peixes,bonito é, mas bem longe desse lugar de lazer pra muitos da cidade e turistas, desde que me conheço por gente nunca teve jacaré nessa lagoa, espero que nunca aconteça nada com alguma pessoa ou criança, eles não tem noção de perigo, nem placas de advertência tem na lagoa avisando esse tipo de animais."

Há uma semana, um jacaré ainda maior foi filmado pelo jornalista Thiago Bonfim passando pelo asfalto da avenida que circunda a lagoa, em direção ao bairro Interlagos, um dos mais populosos da cidade. O animal desistiu do trajeto e retornou para a lagoa, possivelmente assustado por faróis de carros.

A presença de animais gera polêmica há bastante tempo. E o caso já chegou à Justiça por meio de ação movida pelo promotor Antônio Carlos de Oliveira, que pede a remoção de jacarés e capivaras para outro local. A Justiça não concedeu liminar para o caso nem emitiu sentença na ação. 

O ambientalista Manoel Pimenta, da Associação Amigos da Lagoa, defende a retirada dos animais. "Eles [jacarés e capivaras] já comeram de tudo por aqui. Não há mais peixes na lagoa e há perigo para as pessoas que passeiam na Lagoa Maior", afirma.