As altas temperaturas e o tempo seco, em Três Lagoas, nos últimos dois meses, intensificam o risco de queimadas. Somente entre o início do ano até a segunda semana do mês de abril, seis proprietários de terrenos, que tiveram registros de incêndio, foram multados por fiscais da prefeitura.
Na área urbana, as queimadas são proibidas o ano todo e a multa aos donos de propriedades que pegaram fogo é de R$ 413, no município. De acordo com a prefeitura, a responsabilidade é do proprietário, mesmo que ele não tenha participação no incêndio.
De acordo com a prefeitura, ao longo de 2015 foram aplicadas 54 multas, no total. O proprietário que deixa o terreno mal conservado também pode ser penalizado. Focos de incêndio têm sido registrados em diversos pontos da cidade. A região da Segunda Lagoa, Vila Piloto, área do lixão, Vila Verde, por exemplo, são localidades atendidas pelo Corpo de Bombeiros e que constantemente registram queimadas.
Levantamento da administração municipal revelam que, Três Lagoas possui 23,5 mil terrenos vazios. A fiscalização nessas áreas é feita por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, que notificam e multam os proprietários.