Três Lagoas

Praça do Jardim Alvorada ganha escultura de carro de boi

Apesar da industrialização, Três Lagoas ainda cultiva aspectos tradicionais e regionais de sua cultura

15 JUL 2019 • POR Ana Cristina Santos • 06h03
Praça do Jardim Alvorada ganha escultura de carro de boi - Ana Cristina Santos /JPNews

A Praça João Fernando de Oliveira, mais conhecida como “Praça do Jardim Alvorada”, em referência ao bairro, recebeu no sábado uma escultura representando um carro de boi.

O carro foi um dos primeiros instrumentos de trabalho, além do mais antigo e principal veículo de transporte utilizado no País, principalmente nas áreas rurais, por quase três séculos.

Apesar de ostentar o título de “Capital Mundial da Celulose” em razão das fábricas de celulose instaladas no município, e ter deixado de ser uma cidade pecuária, Três Lagoas ainda cultiva aspectos tradicionais e regionais de sua cultura. E segundo o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), é preciso valorizar essas raízes.

A pecuária foi, durante longos anos, a principal atividade econômica de Três Lagoas. Na década de 1990, o município chegou a ter um milhão de cabeça de gado- uma das maiores produtoras de gado de corte no país.

 Apesar da expansão das florestas, o setor agropecuário tem sobrevivido ao avanço do plantio de eucalipto para atendimento da demanda das fábricas de celulose. De acordo com dados do IBGE, do ano passado, o rebanho bovino do município era de 629 mil cabeças.


Escultura instalada na praça do Jardim Alvorada . Ana Cristina Santos/JPNews