Exame da OAB voltará a ser aplicado em Três Lagoas

A medida vai beneficiar bacharéis de Direito de Três Lagoas e região

16 DEZ 2008 • POR Redação • 06h00
Proposta do advogado Júlio Mancini foi aprovada por unanimidade na reunião do Conselho Seccional

As provas do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) serão feitas também em Três Lagoas, a partir do próximo ano. Até agora, as provas de Exame de Ordem e aquisição da carteirinha de registro de habilitação profissional do advogado eram realizadas tão somente em Campo Grande e Dourados.
A decisão foi aprovada por unanimidade, na sexta-feira (12), na sessão ordinária de dezembro do Conselho Seccional da OAB, em Campo Grande. A proposta havia sido apresentada pelo conselheiro seccional da OAB-MS de Três Lagoas, advogado Júlio César Cestari Mancini.
A medida vai beneficiar bacharéis de Direito de Três Lagoas e região, incluindo as cidades vizinhas do estado de São Paulo, como Andradina, Castilho, Ilha Solteira, Dracena e outras.
A decisão valerá para os Exames de Ordem iniciados a partir do exercício de 2009, não incluindo os que já estão em andamento e cujas inscrições, via Internet, terminaram no domingo (14).
Atendendo à proposta, avaliada na reunião do Conselho, Três Lagoas foi incluída como sede de provas do Exame de Ordem, a partir de determinação do presidente da OAB-MS, advogado Fábio Trad. Ele determinou ao presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, advogado Alexandre Bastos, que fizesse estudos sobre a viabilidade da proposta. Depois, designou como relator o conselheiro Niutom Ribeiro Chaves Junior, cujo relatório, favorável à nova sede, foi acatado, de forma unânime, pelos demais conselheiros.

BENEFICIADOS


Na região de Três Lagoas, quatro cursos de Direito serão beneficiados com a medida da OAB, segundo lembrou o conselheiro Júlio Mancini. Por ano, são formados, em média, 120 novos bacharéis em Direito, nesta região. “De Três Lagoas a Campo Grande são 324 quilômetros. Com provas em nossa Cidade os bacharéis não terão despesas com transporte, alimento e hospedagem, além da vantagem de não terem que enfrentar os riscos comuns de uma viagem e ter comodidade”, observou Júlio Mancini.
Além dos dois cursos de Direito, em Três Lagoas, sendo um na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o outro nas Faculdades AEMS, ainda existem dois outros na cidade vizinha de Paranaíba.
Nessas Faculdades de Direito estudam alunos das respectivas cidades e acadêmicos de municípios vizinhos, como Bataguassu, Brasilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria, Cassilândia e Inocência.
Bacharéis residentes em cidades paulistas próximas à região que concluíram o curso em Mato Grosso do Sul também poderão fazer as provas em Três Lagoas. “As Faculdades de Direito da nossa região têm também estudantes de Andradina, Castilho, Ilha Solteira, Mirandópolis e Dracena. Estes também poderão prestar provas do Exame pela OAB-MS em Três Lagoas, já que o Estatuto da OAB permite que, além de residentes, bacharéis oriundos de cursos sediados no Estado, mesmo residentes em outra unidade da Federação, tenham acesso”, esclareceu o conselheiro Júlio Mancini. C.A