Veículos de Comunicação

Observatório

Ex-prefeito não cumpriu o acordo e Maia é responsabilizado por exonerações

Leia a coluna Observatório, do Jornal do Povo, da edição deste sábado (11)

Leia a coluna Observatório, do Jornal do Povo, da edição deste sábado (11)
Leia a coluna Observatório, do Jornal do Povo, da edição deste sábado (11) | Divulgação

NÃO CUMPRIU
Fontes afirmaram que o ex-prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) não cumpriu o acordo previsto com o atual prefeito Cassiano Maia (PSDB). A expectativa era que Guerreiro exonerasse os servidores comissionados ao final de sua gestão. No entanto, a responsabilidade recai sobre Maia, que precisou realizar as exonerações dos comissionados contratados na administração anterior.

EXONERAÇÕES
Na semana passada, a Prefeitura de Três Lagoas divulgou uma lista com 1.881 servidores comissionados exonerados. Contudo, muitos desses servidores são concursados e ocupavam cargos de comissão em outras funções. Segundo o prefeito Cassiano Maia, a medida tem como objetivo realizar um diagnóstico preciso da situação do funcionalismo público. Além disso, as gratificações dos servidores também foram suspensas. Nesta semana, entretanto, um decreto foi publicado retomando as gratificações para diretores e adjuntos das unidades escolares. Maia garantiu que todas as gratificações e cargos comissionados, considerados necessários e justos, serão reavaliados e podem ser retomados. A meta principal da gestão, no entanto, é reduzir a folha de pagamento.

ABSURDOS
De acordo com uma fonte, algumas gratificações concedidas pela gestão passada atingiram valores exorbitantes. Um exemplo citado é o de um funcionário cujo salário-base era de pouco mais de R$ 3 mil, mas que, com gratificação, passou a receber mais de R$ 10 mil. Esse é apenas um dos casos, e há muitas outras situações que ainda serão reveladas.

ESCALADA
De olho na reeleição em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elaborou uma nova estratégia para ampliar sua aprovação junto ao eleitorado. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, foi designada para intensificar a divulgação das obras e programas sociais do governo federal em Mato Grosso do Sul. A medida busca fortalecer a popularidade do presidente no estado da ministra.