Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Na sessão ordinária de hoje (10), a Câmara Municipal irá entregar mais seis Moções de Congratulação

Funcionários fantasmas

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Milan Amici, está atento para evitar e dar fim aos famosos funcionários fantasmas. O cerco está fechado contra aqueles que querem apenas receber no final do mês, sem nada fazer. Segundo a Portaria 130, de 29 de outubro de 2009, publicada neste final de semana, passa a existir rigoroso controle de frequência de todos os servidores, inclusive daqueles, lotados nos gabinetes dos vereadores. Para receber o salário no final do mês, o assessor parlamentar tem que provar que trabalhou e assinou a folha de freqüência. Não adianta somente constar na lista dos que recebem, mas, principalmente, na listagem dos que trabalham. É uma boa. Desse jeito, vai sobrar dinheiro na folha de pagamento.

Reconhecimento da Câmara

Na sessão ordinária de hoje (10), a Câmara Municipal irá entregar mais seis Moções de Congratulação. É o reconhecimento do Poder Legislativo municipal aos comandantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária. Na mesma solenidade, inserida na sessão ordinária do dia, irão também receber a Moção de Congratulação os padres José Mauro de Marco (Santa Luzia) e Rogério Fernandes Gomes (Nossa Senhora Aparecida). Pela sua dedicação no atendimento à Saúde Pública, será também homenageado o médico pneumologista, Michel Thomé Júnior.

Eficiência da arrecadação

Os secretários de Finanças dos municípios da região do Bolsão estarão reunidos hoje no escritório regional do Sebrae, em Três Lagoas, para a cobrança padronizada do Imposto Territorial Rural (ITR), que agora deverá entrar nos cofres dos Municípios. A reunião será presidida pelo secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Marques Arantes. Ele também é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Receita, Finanças e Fazenda do estado de Mato Grosso do Sul (CONFAZ-M/MS). O objetivo é adotar procedimentos padrões para cobrar e fiscalizar o ITR. Uma equipe de servidores está sendo treinada para ter acesso aos arquivos da Receita Federal para checar a atualização de dados  do ITR, inadimplência e outras informações necessárias, agora, de interesse das Prefeituras, para uma eficiente arrecadação, a partir de 2010. 

Problemas crônicos

Basta chover intensamente, como ocorreu no final de semana, para a população voltar a reclamar dos mesmos problemas, que passaram a ser crônicos e, aparentemente, insolúveis. Em algumas partes da Cidade, como na avenida Baldomero Leituga e ruas Antônio Estevam Leal e Benedito Soares da Mota, no Jardim Novo Aeroporto, o tráfego de veículos torna-se praticamente impossível, devido aos enormes alagamentos. A esperança está num projeto, em estudos na Secretaria Municipal de Obras, para acabar, de vez, com o problema. Do outro lado, no Guanabara, obras de pavimentação asfáltica, paradas há mais de três meses, por falta de recursos, prejudicam o escoamento de águas pluviais. O povo está no limite da tolerância do que é possível suportar.

Ótima iniciativa

A expectativa do aumento de vendas no Comércio, para estes dois últimos meses do ano, provoca também o surgimento de novas vagas de trabalho, principalmente, através de contratações temporárias. Para tanto, foi ótima a iniciativa da Federação do Comércio (Fecomercio) e da Federação dos Trabalhadores do Comércio (Fetracom) em promover curso gratuito de vendas para suprir a demanda do comércio varejista. O curso começou ontem (9) nas unidades do Senac de Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Aquidauana. A preparação de profissionais qualificados para preenchimento de novos postos de trabalho é sempre iniciativa que merece apoio. Muitos reclamam que não conseguem emprego, mas poucos se interessam em participar de cursos de qualificação profissional.