Frustração
Os sete suplentes de vereador, esperançosos de conquistar uma cadeira na Câmara Municipal, estão vivendo amargurada frustração. O Supremo Tribunal Federal, nesta semana, sepultou de vez a esperança que eles alimentavam de, ainda nesta Legislatura, juntar-se aos 10 vereadores que compõem a nossa Câmara Municipal. Por oito votos a um o STF confirmou a decisão de pedido de liminar de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), mantendo o princípio de que a PEC dos Vereadores não pode alterar o resultado das eleições de 2008, cujo processo eleitoral terminou com a apuração dos votos e a posse dos eleitos. O jeito é preparar-se, desde já, para as eleições municipais de outubro de 2011, para ter a chance de assumir uma “vaguinha”, em janeiro de 2012. Agora será mais fácil, porque serão 17 vagas. Quem quer chegar lá, comece agora.
Não dá para acreditar
Pelo andar da carroça política, em Três Lagoas, a população terá que “engolir” uma inesperada virada no comando do Executivo Municipal, se a prefeita Simone Tebet participar das eleições do ano que vem, seja como candidata a vice-governadora ou ao Senado. Normalmente, a sucessão seria direito da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Souza da Costa Moura de Paula. A extensão desse nome não é à toa. Carrega a história de importantes famílias que ajudaram e ainda colaboram para a construção desta Terra. O que não dá para acreditar é que estão tramando que a Márcia também saia candidata a deputada estadual ou federal e as nossas duas importantes mulheres, eleitas pelo povo, renunciariam aos seus respectivos mandatos. Com isso, o comando da Prefeitura seria entregue “de mão beijada”, já a partir de abril, a um terceiro pretendente, que vem torcendo para que isso ocorra. Valha-nos Santo Antônio, padroeiro destas terras de Trajano dos Santos!…
Oportunidades
Quem não perde oportunidades é o vereador Celso Yamaguti (DEM). Jovem, dinâmico e discreto e dando os primeiros passos na política, o vereador está em todas as solenidades de lançamento de obras, inaugurações, festividades. Com isso, devagar e sempre, ele aparece nas fotos, ao lado da dinâmica prefeita Simone Tebet, em todos os veículos de comunicação. Na política é assim mesmo: cresce quem mais aparece. Ele está certo.
Falando em política
Para as eleições de deputado estadual e federal de 2010, ao que tudo indica, vão repetir-se os apoios que foram dados aos chamados “pára-quedistas” de eleições passadas. Infelizmente, isso é inevitável. Tem vereador que, não está nem aí com os candidatos do seu partido, nem mesmo com candidato da Cidade. Nessas horas, falam mais forte a amizade e outros fatores (todos sabem quais), do que a fidelidade partidária. Com isso, devido à invasão de outros candidatos e seus respectivos cabos eleitorais, os daqui ficam chupando o dedo e, mais uma vez, deixamos de eleger os que deveriam ser nossos legítimos representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Passadas as eleições, como sempre tem ocorrido, eles se esquecem que Três Lagoas existe. Infelizmente, isso também é política.
E o povo continua sofrendo
Mesmo sem surto de dengue, leishmaniose e da temida e terrível gripe suína, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, principalmente, no Pronto Atendimento Básico (PAB) continuam a desejar. É inconcebível que as pessoas tenham que esperar, por mais de duas horas, para serem atendidas à noite no PAB por profissionais que não olham nem na cara do paciente, na maioria das vezes. Na noite de quinta-feira (12), sem ter a quem reclamar, as pessoas que ali estavam não se conformavam com a informação de que uma das médicas plantonistas havia parado de atender para uma pausa de quase 50 minutos para lanchar. O povo, formado de crianças de colo, mães e pais de família, trabalhadores e idosos, sem ter a quem recorrer e porque precisam, continua sofrendo. Só nos resta rezar: valha-nos Santo Antônio.