Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Voltou a crescer, assustadoramente, a onda de assaltos na Cidade

Crise séria

Um frigorífico local teve seis títulos protestados nesta semana em Cartório. Os valores, por incrível que pareça, variam de R$ 99,12 a R$ 632,14. Se não tem dinheiro para quitar estes títulos, aparentemente irrisórios para uma empresa de médio porte, como ficam as acumuladas dívidas trabalhistas e outros compromissos não solucionados até agora?…

Fotografia do momento

Quem está numa boa, perante as pesquisas de opinião pública pré-eleitoral, é o senador Delcídio do Amaral, pré-candidato à reeleição. Pelos números, divulgados nesta semana, ele está bem à frente dos demais pré-candidatos ao Senado, ou seja: Waldemir Moka (PMDB), Valter Pereira (PMDB) e Dagoberto Nogueira Filho (PDT). Por outro lado, vale a pena lembrar e ter em mente o que comentou o governador André Puccinelli (PMDB), pré-candidato à reeleição: “Pesquisa é fotografia do momento”. Experiente na política, André Puccinelli sabe que muita coisa ainda poderá acontecer até outubro de 2010.

Ambientalmente incorreto

Os canteiros centrais da moderna avenida Rosário Congro, na maioria da sua extensão, são péssimo exemplo do ambientalmente incorreto em obras públicas. O desperdício de dinheiro na construção de enormes calçadas de concreto poderia ter sido aplicado, com menor valor, em amplos jardins e arborização, tão necessários para amenizar o árduo calor que nos deixa sufocados. A observação é do Promotor de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Carlos Garcia de Oliveira.

Onda de assaltos

Voltou a crescer, assustadoramente, a onda de assaltos na Cidade. É descarada a ousadia dos criminosos. Há quem atribua esse novo aumento da criminalidade aos resultados do Mutirão Carcerário, que libertou mais de 60 presos, que agora estão à solta por aí e alguns deles aprontando de qualquer jeito, reincidindo no crime. É cedo para chegarmos a essa conclusão. No entanto, as autoridades policiais estão atentas para coibir o nefasto avanço da criminalidade. Quando presos, apresentam-se como coitados, merecedores de todas as atenções da Justiça. Quando soltos, que se cuidem as pessoas de bem, porque eles estão na área.


Até santo desconfia

Já se diz há muitas décadas: “quando a esmola é boa, até o santo desconfia”. Mas, a boa notícia, divulgada nestes dias, é que iremos pagar, em 2010, em torno de 11% a menos do que pagamos neste ano de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É esperar para confirmar, porque é difícil de acreditar que haja um dia a redução da tão pesada carga tributária que recai sobre todos nós, principalmente no início de cada ano.

Olha o trem

Finalmente, foi tomada a decisão certa quanto ao destino de uma abandonada guarita, na passagem de nível da avenida Ranulpho Marques Leal, próxima ao cruzamento da avenida Rosário Congro, nas imediações do acesso ao Jardim dos Ipês. O local, que serviu por muitos anos para abrigo do guarda, que sinalizava a aproximação e a chegada do trem, passou a ser esconderijo de malandros, que se aproveitavam da escuridão do local para atacar e ameaçar pessoas de bem. Por determinação do secretário de Obras, Getúlio Neves da Costa Dias, a guarita foi derrubada, ampliando assim o campo de visão dos motoristas e pedestres, que trafegam pelo local. Se não serve, que se derrube. Com o sem guarita, o trem continua vindo e indo. “Olha o trem!…”