Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Com a bandidagem literalmente à solta, o jeito é a gente redobrar as atenções para não seremos pegos de surpresa

Obama Pantaneiro

Tem um pré-candidato ao governo do Estado que se auto-intitulou o “Obama Pantaneiro”, como proposta de miraculosa solução dos nossos problemas, em Mato Grosso do Sul. Com a ousada pretensão de querer comparar-se ao presidente americano, ele acredita que tem chances de voltar a governar este Estado. A criatividade dos nossos políticos, muitas vezes, se esconde atrás de uma ostensiva cara-de-pau, alheia à inteligência e bom senso do eleitor. Se em pré-campanha, já estão surgindo disparates como este, fica fácil imaginar como será a campanha, a partir de julho de 2010.

Reclamações trabalhistas

Nas duas Varas da Justiça do Trabalho, instaladas no Fórum Judiciário “Stênio Congro”, na avenida Clodoaldo Garcia, bairro Santos Dumont, desde cedo, diariamente, é grande o movimento de trabalhadores e advogados de causas trabalhistas. A cada dia aumenta o número dos trabalhadores que se consideram injustiçados e apelam para a Justiça, na pretensão de reivindicar direitos. Infelizmente, já é negativa a fama do trabalhador de Três Lagoas. A primeira coisa que faz, ao ser demitido ou mesmo ter pedido demissão, é “colocar a firma no pau”, como dizem. Com isso, a maioria ganha umas “merrecas” a mais do que já havia recebido na rescisão contratual. Assim cresce a nefasta cultura de se ganhar um dinheirinho a mais, na moleza, com ou sem acordos.

Na prática não funciona

O serviço das chamadas “motolâncias”, criado há dois anos pelo Ministério da Saúde para dar reforço e apoio ao SAMU, principalmente nos grandes centros urbanos, pelo jeito não deu muito certo. O serviço está sendo usado em apenas quatro cidades, entre elas, São Paulo. A que veio para Três Lagoas nunca foi usada. Em todo o Pais, foi um investimento milionário que não está dando certo. Teria a finalidade de prestar os primeiros atendimentos às vítimas, até que a ambulância chegue ao local. São idéias que funcionam muito bem no papel, mas que na prática tornam-se ineficientes.

Efeitos positivos

A boa notícia é que o número dos ex-fumantes no Brasil vem superando a cada dia o de fumantes, que ainda são mais de 24,6 milhões. Os que deixaram de fumar, há pelo menos 10 anos, já atinge a casa dos 26 milhões de pessoas. Esta é uma boa notícia e que reflete os efeitos positivos de intensas campanhas contra o fumo e suas nefastas consequências para a saúde. As rigorosas leis contra o tabagismo, a exemplo da que vem sendo aplicada, com rigor, no estado de São Paulo, também têm obtido resultado para aumento do número dos que deixaram de fumar.

Toda a atenção é necessária

Com a bandidagem literalmente à solta, já que não tem mais lugar adequado para os presos, o jeito é a gente redobrar as atenções para não seremos pegos de surpresa. Apesar da Polícia Militar prometer redobrar o policiamento, agora que começa a esquentar o movimento no comércio, tem muita gente solta por aí, ou porque foi beneficiada com o chamado Mutirão Carcerário, ou porque a Justiça decretou a interdição da Unei e do regime semi-aberto. Assim está bom para eles. Ficam presos por cinco dias e depois vão para casa, até que se encontrem soluções para abrigar os infratores da Lei. Para os criminosos está ótimo. A nós cabe toda a atenção e cuidados necessários.