Alguém se tocou
Projeto de Resolução, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte, proíbe a realização de sessões solenes e especiais no horário das sessões ordinárias da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Lá, conforme alerta o deputado, autor da propositura, o projeto não é contra sessões solenes e festivas, mas que não prejudiquem os trabalhos das sessões ordinárias. Até que enfim alguém se tocou que não é só de festas, homenagens e entregas de Moções e Títulos que deve viver a Casa de Leis. A Câmara Municipal de Três Lagoas deveria pensar também no assunto, já que homenagens e solenidades estão sendo inseridas na pauta, já carregada, das sessões ordinárias. Com isso, mais da metade do tempo disponível para a sessão ordinária é usado para discursos e homenagens, em detrimento da Ordem do Dia.
Cobrança chegando
Os carnês de cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o conhecido IPVA começam a chegar às nossas casas, no decorrer desta semana. A notícia boa, que deverá ser confirmada pelo contribuinte, proprietário de veículos, é que neste ano, por incrível que pareça, estaremos pagando em torno de 11% a menos do que pagamos no ano passado. Milagres acontecem. É esperar para ver. O IPVA à vista, ainda com 10% de desconto sobre o total, deve ser pago até 29 de janeiro de 2010. A segunda opção é pagar em três parcelas iguais, vencendo a primeira no dia 29 de janeiro de 2010.
Dinheiro na praça
A partir de hoje, com o recebimento do pagamento do mês de novembro do funcionalismo público estadual e municipal, começa a circular mais dinheiro na praça. Já no dia 15, o governo do Estado promete quitar o décimo terceiro salário dos servidores. Somados os dois pagamentos, são mais de R$ 250 milhões injetados no comércio e nos diversos setores de prestação de serviços. Isso é bom para o comércio, é bom para a Cidade. Por outro lado, é importante que as pessoas estejam constantemente antenadas, porque a malandragem também sabe que tem mais dinheiro circulando na praça.
Correria
A correria de final de ano já começou. No mês de dezembro, último do ano, parece que as pessoas querem realizar em menos de 30 dias o que deixaram de fazer em 12 meses. Com isso, passa a ser complicado o trânsito e tornam-se insuportáveis as filas nas agências bancárias e nas Casas Lotéricas. Haja paciência, porque o pessoal, principalmente, dos Bancos, não está nem aí para o tempo que a gente perde em filas.
Conhecer para reivindicar
Na quinta-feira à noite, a partir das 19 horas, no recinto do Leiloado, haverá Audiência Pública de apresentação do projeto da nova fábrica de celulose. É a oportunidade de conhecermos detalhes do mega-empreendimento e seus impactos ambientais. De nada adianta depois reclamarmos. Para reivindicar é importante conhecer o que será feito. Nessa Audiência será apresentado o Estudo de Impactos Ambientais (EIA) e as ações que deverão ser providenciadas para compensar esses impactos. Todos somos favoráveis ao desenvolvimento, mas que não seja prejudicial aos anseios de melhoria da qualidade de vida.