Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Séria foi a informação do ex-secretário de Saúde, vereador Jorge Augusto Martinho (PMDB)

Salva-se quem tem dinheiro

Na sessão ordinária da Câmara, o principal alvo de críticas dos vereadores foi a qualidade de atendimento do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. No Grande Expediente, quando o vereador sobe à Tribuna para falar do seu trabalho e dos encaminhamentos que fez, os discursos foram centrados na Saúde e, especialmente, os serviços prestados pelo Hospital. Segundo o vereador Jorge Aparecido Queiroz (PSDB), é bem atendido quem tem dinheiro. Ele relatou um fato que aconteceu com ele, quando precisou de serviços médicos para um membro de sua família. A qualidade do atendimento somente melhorou, quando alguém descobriu que ele era vereador.

Ainda o Hospital

Mais séria ainda foi a informação do ex-secretário de Saúde, vereador Jorge Augusto Martinho (PMDB). Segundo ele, cerca de 18 médicos não têm a mínima chance de entrar no Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, por causa de um pequeno grupo de “antigos médicos que têm forte influência e mandam no hospital”. Ele não ousou citar nomes, mas assegurou que barreiras existem e impedem o acesso de novos profissionais, lotados na área da Saúde do Município.

Quebra galho

Ainda segundo o vereador Jorge Martinho, por falta de profissionais nas especialidades médicas e também por falta de estrutura suficiente, no caso de ambulâncias, existe muito “quebra-galho”, no atendimento à saúde da população. Ele se referiu, principalmente, à falta de médicos intensivistas, aqueles especialmente formados para acompanhamento na remoção de  pacientes em ambulâncias. Segundo ele, em Três Lagoas, temos apenas um médico intensivista, lotado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O pior de tudo isso, segundo denunciou Jorge Martinho, é que “gente que não é da área da Saúde está influenciando importantes decisões”, que acabam prejudicando o andamento de sérias decisões e procedimentos.

PMDB & PT

A líder da bancada do PMDB, na Câmara Municipal, vereadora Vera Helena Arsioli Pinho, teceu altos e significativos elogios ao Partido dos Trabalhadores (PT), na Tribuna da Câmara, na sessão de terça-feira (1º). “A Cidade não pode ser prejudicada por divergências partidárias ou brigas políticas”, disse Vera Helena. Por aqui, tem sido notável o comportamento das lideranças políticas. Ao referir-se, especialmente às lideranças do PT, a vereadora foi generosa nos elogios: “o amadurecimento político tem levado os partidos a se unirem em torno de Três Lagoas. O importante é somar”. Ela se referiu também às Emendas Parlamentares do senador Delcídio do Amaral e do deputado federal Antônio Carlos Biffi, ambos do PT, que têm sido proveitosas no direcionamento de recursos para Três Lagoas.

Salas de aula sem alunos

O vereador Jurandir da Cunha Viana Júnior (PMDB), mais conhecido como Professor Nuna, observou que a maioria das escolas públicas, em Três Lagoas, está praticamente ociosa no período noturno, por falta de alunos. Ele sugeriu que essas salas de aula, infelizmente, sem alunos, sejam usadas para cursos técnicos e profissionalizantes, porque os cursos que são oferecidos no Senai, Senac, Sebrae “não são de graça e faz curso profissionalizante quem tem dinheiro para pagar”. Ao defender a escola em período integral e da necessidade do aumento dos cursos gratuitos profissionalizantes, o vereador alertou: “criança ou adolescente soltos na rua só treinam para ser bandidos”.