Falta de quorum
Infelizmente, a Audiência Pública sobre a Saúde, que seria realizada na manhã de ontem (21), na Câmara Municipal, foi adiada para fevereiro, por falta de quorum. No final de ano acontecem essas coisas por esta terra de Antônio Trajano dos Santos. Na Audiência Pública, obedecendo a exigência prevista em lei, seria apresentada a prestação quadrimestral de contas sobre a aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), em Três Lagoas. É um assunto que interessa a toda a comunidade, mas somente compareceu o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde. Nem o Conselho Municipal de Saúde se fez representar nesse evento de presença obrigatória. Ninguém soube explicar os motivos da falta de quorum.
Corredores de Arapuá
Devido às chuvas, está difícil trafegar pelos chamados “corredores” de Arapuá. Esta é a denominação que o pessoal de lá dá às estradas que interligam as pequenas propriedades rurais. Infelizmente, não são somente esses “corredores” que precisam de reparos e conservação. A chamada estrada velha, que liga Três Lagoas ao antigo Distrito também está esburacada e cheia de valetas intransitáveis, os denominados “facões”. O motorista que não estiver acostumado a trafegar por estradas de barro, como também dizem por lá, “estradas de chão”, passa por sérias dificuldades. Tem gente em Arapuá que está até pensando em iniciar um negócio de frete de carroças ou até de cavalos de montagem. O pessoal da Cidade iria de carro até o centro de Arapuá, pelo asfalto e, para dirigir-se aos sítios de algum parente, alugaria um cavalo ou uma charrete. Seria mais seguro e mais barato do que arcar com os reparos do veículo, devido à buraqueira.
Sol bravo
O verão, que começou oficialmente ontem (21), promete um sol bravo. No forte calor destes dias, é feliz quem consegue uma vaga para estacionar o carro, debaixo de uma sombra de árvore. Nesta época do ano é que a gente percebe o quanto faz falta a sombra de uma árvore, não só para estacionar os carros, mas também para os pedestres, principalmente idosos, que não suportam andar debaixo de um sol ardente como este. Está mais do que na hora de replantarmos as muitas árvores que foram cortadas no centro comercial, a título de dar maior visibilidade às fachadas das lojas.
Só em maio
O governador André Puccinelli deu um “recadinho” aos apressados que querem saber logo como ficarão as alianças políticas para as eleições de 2010. O recado foi diretamente dirigido à senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Ela anunciou que quer saber de André Puccinelli como será firmada a aliança do PMDB com os tucanos de Mato Grosso do Sul. “Quem quiser espere, quem não quiser bote o time em campo”, respondeu André Puccinelli. Nesse assunto, o governador tem toda a razão. Afinal, as convenções partidárias para definição de candidatos acontecem em junho.
Desabafo
Na visita que fizeram à prefeita Simone Tebet, em seu Gabinete, na semana passada, os artistas do grupo teatral Libertarte manifestaram um claro desabafo. Cheios de moral porque haviam conquistado vários prêmios no Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro, os artistas reclamaram da falta de apoio que têm por aqui. Eles chegaram a criticar diretamente a administração municipal, que investe alto na apresentação de artistas de fora e deixa na penúria e dificuldade os artistas daqui. O Grupo Libertarte, liderado pelo reconhecido talento do ator Paulo Sanches, obteve oito indicações e conquistou quatro prêmios, em Rio Verde. São 10 atores que trabalham, estudam e ainda encontram um tempinho para ensaiar. Eles são bons no que fazem. Seriam melhores ainda se tivessem mais tempo disponível para se dedicar ao que gostam e àquilo que eles sabem fazer. É pena. Até 2010!…