Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

O termo de concessão do antigo galpão da estrada de ferro ao Museu Municipal de Três Lagoas ainda não foi assinado

De joelhos não

Os boatos de que a cúpula nacional do PMDB estaria tentando convencer as lideranças estaduais do partido a votarem a favor da aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores (PT), deixaram indignado o líder estadual do partido, Esacheu Nascimento.
Conceituado, preparado e histórico líder do seu partido, Esacheu defende que está mais do que na hora do PMDB apresentar nomes para disputar a presidência da República. Reagindo a esses “boatos”, Esacheu disparou: “O PT tem uma dívida moral com a sociedade. Eu não vejo como o PMDB se ajoelhar diante de uma insinuação destas”.

Recesso do Judiciário

Terminou ontem, Dia de Reis, o recesso do Poder Judiciário. A partir de hoje, volta às atividades normais o Fórum da Comarca de Três Lagoas. A grande expectativa é a inauguração do novo e suntuoso prédio, que promete ser mais funcional, para atender à crescente demanda processual da Cidade e da vizinha Selvíria. O recesso é justo e merecido, mas quem arca com o prejuízo é sempre a população, que não consegue entender os motivos da lentidão da Justiça.

Cuidado

O diretor estadual de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, admitiu nesta semana que a população de Campo Grande está vivendo uma nova epidemia da dengue. De novembro para cá, o número de casos vem aumentando na Capital. Essa situação, felizmente, não está vivendo Três Lagoas, mas todo o cuidado é pouco para evitarmos que isso volte a ocorrer também por aqui. Todos já sabemos o que fazer. O importante é que todo o cidadão cumpra o seu dever, orientado pelos agentes de Saúde.

Telefone Cidadão

Ao sancionar a Lei que organiza as Defensorias Públicas, o presidente Lula reconheceu a necessidade de se criar serviço telefônico gratuito para que o cidadão tenha informações sobre seus direitos. Sem dúvida, esse é um serviço que seria de fundamental importância para esclarecer muita coisa prevista na Constituição e que a maioria das pessoas desconhece. Aqui em Três Lagoas, por exemplo, poucas pessoas têm conhecimento que podem fazem petição a qualquer órgão público, seja federal, estadual ou municipal, exigindo detalhes do que está sendo realizado com o dinheiro do contribuinte, como por exemplo, o que é feito com a arrecadação das multas aplicadas no trânsito.

Museu Municipal

O termo de concessão do antigo galpão da estrada de ferro, hoje sob a responsabilidade da América Latina Logística (ALL), ao Museu Municipal de Três Lagoas ainda não foi assinado. Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Salete Vituri Garcia de Souza, a empresa já enviou à Prefeitura toda a documentação que foi analisada pelo jurídico. “Nós alteramos algumas coisas e repassamos a ALL. Agora estamos esperando que eles aprovem para finalmente assinarmos. Estamos bem adiantados e logo a documentação deve ser assinada. Eles lá cederam o comodato e estamos no aguardo”, explicou. O que a maioria da população não entende é que as coisas, por aqui, sempre demoram para acontecer.

Deixa o Carnaval passar

Em Três Lagoas, assim como em todo o santo lugar deste País, as grandes decisões políticas e administrativas somente acontecem depois do Carnaval. Não adianta ter pressa para fazer as coisas acontecerem. Basta lembrar aquela antiga música da folia: “Deixa o Carnaval passar. Aí você vai ver como eu vou mudar”. Para quem gosta de contagem regressiva, restam ainda 41 dias para a Terça-feira de Carnaval, que, neste ano, cai no dia 16 de fevereiro. Como nem todos são de ferro para recomeçar a trabalhar na quarta-feira, também chamada de “Cinzas”, a tão esperada normalidade começa, lentamente, a partir do dia 22 de fevereiro.