Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

As famosas lombadas, que proliferaram na Cidade, infelizmente, são o único recurso para coibir abusos de velocidade

Mais tempo de partido

Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei da deputada Manuela DÁvila (PCdoB-RS), que favorece os candidatos há mais tempo em determinado partido. No caso de empate, que até agora favorecia o candidato mais velho, por idade, agora, se aprovada essa Lei, ganha o que for há mais tempo filiado no partido. Com isso, se estimula a fidelidade partidária. O que ocorre na política, infelizmente, é a continuada  mudança de partido, dependendo das chances que são oferecidas ao candidato e de outras circunstâncias, que todos sabem.

Esperança para os municípios

Os prefeitos de todo o Brasil estão esperançosos que se aprove logo a chamada PEC dos Municípios (Proposta de Emenda Constitucional de nº. 406/09), para sentirem o tão desejado alívio financeiro para gerenciar as contas públicas de suas cidades. Pela PEC em tramitação, será estabelecido um valor mínimo anual de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sobre o qual, cada prefeito poderá planejar suas atividades. No caso do ICMS, o Estado também deverá aumentar de 25% para 30% a parcela do bolo que é rateado entre os Municípios. A PEC prevê também repasses maiores aos municípios do total arrecadado com o Imposto de Renda e IPI. Os prefeitos há anos reclamam que arcam com todas as despesas de atendimento das necessidades básicas do cidadão e os repasses da União e do Estado nem sempre atendem ao custeio dessas ações e não garantem a sua autonomia.


Sem dinheiro

Quem precisou sacar dinheiro na agência central do Banco do Brasil, na manhã de sábado (9), precisou esperar até por volta das 11 horas. Em todos os terminais eletrônicos existia o seguinte aviso: “procure uma agência mais próxima”. O que mais deixou os clientes indignados é que não existia sequer um funcionário de plantão que desse explicações sobre o que estava ocorrendo. A saída foi procurar a agência no Jardim Alvorada ou os terminais das Casas Lotéricas, onde se formaram filas intermináveis. A modernidade, por vezes, também gera sérios transtornos, porque o homem depende da máquina. Se ela não funciona, tudo se complica.

Dificuldade

Os moradores do Jardim Novo Aeroporto, Jardim Alvorada, Paranapungá, Acácias, Jardim Oiti, Guanabara, Jardim Brasília e outros, estão passando por sérias dificuldades para transitar por determinadas ruas desses respectivos bairros. Para contornar os alagamentos, são necessários longos desvios para não se correr o risco de ficar atolado. O asfalto é bom, mas quem mora em rua de terra, principalmente naquelas próximas às vias pavimentadas, está sofrendo as consequências da falta de uma drenagem adequada e eficiente. As águas acabam escoando para essas ruas, formando enormes poças dágua que demoram para secar.

Lombadas

As famosas lombadas, que proliferaram na Cidade, infelizmente, são o único recurso para coibir abusos de velocidade em determinadas vias urbanas. No entanto, esqueceram que, em determinados locais, como na avenida Antônio Trajano, após a Rodoviária, no Jardim Novo Aeroporto, que agora foi inserido no bairro Santo André, essas lombadas estão também prejudicando o escoamento das águas pluviais. Nessa avenida, entre as ruas Maria Cândida Costa Lopes e Antônio Estevam Leal, a lombada ali construída está impedindo o curso normal de escoamento das águas pluviais.