Farofa no ventilador
Pouca gente tomou conhecimento de importante evento que ocorreu ontem, mas que poderá influenciar, ou melhor, colocar farofa no ventilador, prejudicando importante projeto de industrialização para Três Lagoas. Foi inaugurado ontem (29) o gasoduto Paulínia (SP) a Jacutinga (MG). O gasoduto irá transportar gás natural para atender à demanda do sul de Minas Gerais. A obra, executada com recursos do PAC, naturalmente, teve a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sem o presidente Lula, que passa por uma bateria de exames médicos, por causa de pressão alta. Vale lembrar que o influente vice-presidente, o notável mineiro José Alencar, já se manifestou que irá fazer de tudo para que a fábrica de Fertilizantes da Petrobrás seja construída em Minas Gerais. Os que eles não tinham, agora já têm, que é o gás natural. Valha-nos Santo Antônio, padroeiro de Três Lagoas.
Aproveitadores do Projovem
Infelizmente, criado para incentivar que jovens desempregados, por falta de capacitação profissional, sejam inseridos no mercado de trabalho, no Projovem de Três Lagoas foram detectados alguns casos, felizmente, um número bem reduzido, de aproveitadores. Para poderem receber a ajuda financeira do Governo Federal, um pequeno número de gaiatos limitava-se a comparecer, assinar lista de presença e nada mais. Com isso, ganharam “ajudinha’ do Governo, que depositava fielmente o dinheiro em conta, mas nada aprenderam. Infelizmente, irão continuar por aí, sem oportunidades, porque não se preparam devidamente para o concorrido mercado de trabalho e não aproveitaram esta grande chance de crescer na vida. Mesmo assim, eles continuam se achando os “espertos”.
Carreata antes
É estranho, mas admissível que a direção do Misto tenha programado para hoje a carreata de apresentação dos jogadores em carroceria de caminhão pelas ruas e avenidas da Cidade. Normalmente, as carreatas e desfiles ostentam vitoriosos para os aplausos da população. Vamos torcer que o time da Cidade “faça bonito” neste campeonato estadual de futebol, para que não carreguemos tão somente a lembrança de uma carreata antes, mas principalmente a que virá depois, com justo merecimento das vitórias conquistadas. Cabe a cada um de nós torcer e prestigiar o time da Casa.
Competente, mas discreta
Quem já demonstra ares de preocupação é a vice-prefeita Márcia Maria Moura de Paula. Competente, mas discreta, ela não quer comentar sobre essa possibilidade que se abre, no dia 2 de abril, de ser prefeita de Três Lagoas, sucedendo Simone Tebet, que, certamente, será a candidata a vice-governadora. Para assumir a complexidade administrativa e política do cargo de prefeita, Márcia Moura terá que imprimir o seu estilo próprio, sem se preocupar com as reclamações interesseiras daqueles que irão querer que ela seja igual à prefeita Simone Tebet. Para quem conhece a personalidade alegre e vivaz da vice-prefeita e professora Márcia Moura, sabe que esse será o único problema que ela terá que enfrentar. O resto ela tira de letra, porque certamente irá mudar alguns nomes do primeiro escalão. Por interesses políticos e mais pessoais, tem muita gente que não irá querer entender que pessoais não são iguais, cada um é cada um.
Nem vadio nem cachaceiro
De vez enquanto ou costumeiramente, uma boa e moderada dose de pinga, das boas, até que não faz mal á saúde. Como sempre aparece, discretamente, nas cômicas propagandas de cerveja, o importante é beber com moderação. Falando nisso, o governador André Puccinelli soltou mais uma daquelas alfinetadas, com endereço certo. Em discurso que atacou o governo Lula, André Puccinelli foi ousado nas palavras: “Aqui em Mato Grosso do Sul tem governador que não é vadio nem cachaceiro que fica bebendo nas barrancas do Pantanal”. Ele não disse a quem queria dirigir essas palavras, mas, muitos que o ouviram sabem a quem ele se referiu.