Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Confira a nova coluna do Jornal do Povo

Audiência

Na Tribuna da Câmara Municipal, o vereador Jorge Aparecido Queiroz, mais conhecido como Jorginho do Gás, pelo seu passado de revendedor de gás de cozinha, reconheceu que as sessões da Câmara não conseguem motivar o interesse da maioria da população. Ele alegou que as sessões não conseguem fazer frente aos altos índices de audiência da variada programação da TV, principalmente, no horário das novelas. Preocupado com os baixos índices de comparecimento do povo ao auditório da Câmara, às terças-feiras, esse seria o motivo dele ser favorável à mudança de horário das sessões.

Audiência TV

Está comprovado. A população assiste mesmo às sessões da Câmara Municipal, transmitidas ao vivo pela TV Concórdia, canal 13. Basta andar pelos bairros e perguntar ao povo simples. Às terças-feiras, a partir das 19h30, eles deixam de assistir novela e outros programas de TV para sintonizar a TV Concórdia. É gente simples, mas com reconhecida consciência política e exemplos de cidadania. Parte deles não possui antena parabólica, mas está informada sobre tudo o que acontece na Cidade, no Estado, no Brasil e no Mundo. Não duvidem. O eleitor sabe do desempenho de cada um dos vereadores na sessão semanal da Câmara Municipal.

Novo horário

O novo horário das sessões da Câmara passa a valer somente após o recesso, no início de agosto. Mesmo assim, a maioria da população já começou a reclamar que o novo horário das sessões não é compatível com a vida e os compromissos do trabalhador. Ninguém pode dar-se ao luxo de sair do trabalho para assistir a uma sessão da Câmara, no período da manhã, das 9 às 12 horas. Afinal, a vida não está tão fácil assim. O emprego já está difícil. Quem é o trabalhador que terá condições de faltar ao serviço, apresentando a justificativa de estar interessado em assistir a uma sessão da Câmara?… Nem em Brasília isso acontece.

Transmissão

Quanto à transmissão das sessões pela TV, no pretendido horário, já aprovado pelos vereadores, na grande maioria dos ambientes de trabalho, não existe a possibilidade de se ouvir o que está sendo discutido ou votado em Plenário. Em algumas empresas, sequer é permitido o uso de qualquer tipo de parelho eletrônico. Os vereadores precisam aprender a ouvir o povo, antes de tomarem decisões como esta que quebra uma longa tradição do Legislativo Municipal.

Junto do povão

O vereador Ângelo Guerreiro deu mais uma dentro no “jeitão” dele de fazer política. Ele transformou uma Kombi em “Gabinete Móvel do Vereador Ângelo Guerreiro” para atender à população dos bairros. Duas vezes por semana, o vereador passa metade do dia em determinado bairro, onde houve as reivindicações dos moradores. Ele garante que não é campanha política, mas “o jeito próprio de exercer o meu mandato de vereador”, conforme comentou. O eleitor aplaudiu a iniciativa. O povo gosta de coisas simples, mas que dão resultados. Está mais do que comprovado. O povo quer ser ouvido, mesmo que seja somente para reclamar.

Pedidos

Tem político que, fora do período das eleições, se esquece do povo que o elegeu. Só aparece nos bairros em época de campanha. Durante o mandato, fecha-se no seu confortável e equipado gabinete, com receio de ser assediado de pedidos e cobranças de promessas que ele já sabia que não iria conseguir cumpri, mas espalhou por aí, para conseguir eleger-se. O povão está de olho nesses políticos. Ele quer ver as autoridades de perto, pegar na mão. Político bom para o povão é aquele que não tem medo de sujar o sapato com poeira ou lama, mas aquele que vai às casas, anda a pé pelas ruas dos bairros, conversa com as pessoas. Ainda é tempo de aprender. No ano que vem haverá eleições.

Mui amigos

Um leitor do Jornal do Povo nos questionou sobre a “consideração” que a Viação Três Lagoas tem para com o Município. A empresa é dona da concessão do transporte coletivo urbano. Todos os ônibus, reconhecidamente novos e apropriados para o transporte coletivo, apesar de ostentarem a logomarca e até a cor azul do Município, foram licenciados no Detran da Capital. Em vez da placa ser de Três Lagoas, os ônibus possuem placa de Campo Grande. Com isso, a metade do bolo do IPVA desses ônibus, que deveria vir para os cofres do Município, porque é aqui que eles rodam, fica somente na Capital. Como dizia o leitor, “eles são mui amigos da Cidade”.

Exemplo

Vale o espaço para parabenizar a empresa Viação São Luiz. Todos os ônibus da conceituada empresa de transporte coletivo e cargas possuem placa de Três Lagoas. Isso é exemplo de cidadania. Resta saber se a Viação Três Lagoas possui sede no Município ou se é tão somente nome fantasia da matriz que tem sede na Capital, com outro nome ou razão social, mas ganha dinheiro por aqui.

Pouco caso

A poderosa Companhia Energética de São Paulo (Cesp) demonstrou que não está nem aí para os impactos causados pela formação dos lagos que movimentam as turbinas geradoras de energia nas hidrelétricas. As questões vêm se arrastando há anos e acordos não cumpridos foram firmados com pescadores, oleiros e Prefeituras, na tentativa de amenizar os impactos ambientais e sociais de, pelo menos nove municípios, entre eles Três Lagoas. A prova de que eles pouco ou nada se incomodam foi demonstrada na Audiência Pública, realizada na semana passada. Apesar de convocados, ninguém da Cesp apareceu para tentar, mais uma vez, convencer os impactados com promessas de indenizações e reparações dos danos.

Cutucar

“Não dá para deixar a Cesp quieta. Tem que cutucar para o pessoal não esquecer da gente’, dizia um pescador, no seu jeito matuto, mas inteligente de falar.
A saída, conforme bem considerou o Ministério Público, é apelar ao Poder Judiciário e acreditar na eficiência e nos meios judiciais. O importante de tudo isso é não deixar a Cesp “esquecer” que possui e precisa resolver a impagável dívida social, que contraiu com a população de Mato Grosso do Sul. Nisso, o deputado Akira Otsubo tem sido exemplo, que merece ser reconhecido.

Ética Nacional

O presidente da Câmara, Michel Temer, e representantes de diversas entidades da sociedade civil assinaram acordo para instalação da Rede Nacional de Ética e Cidadania, na semana passada.
O acordo foi assinado no 1º Fórum Nacional de Ética e Cidadania na Sociedade Brasileira, realizado no Plenário da Câmara dos Deputados.
Para fazer frente a tantas denúncias, nada como esta iniciativa, que visa aprimorar a ética do comportamento da nossa classe política.
Antes tarde do que nunca. Estamos cansados de ver tantas falcatruas.

Vereador em Brasília

Quem está surpreendendo e demonstrando que o eleitor não votou nele à tona é o vereador Idevaldo Claudino da Silva. Membro do partido do Lula, o PT, Idevaldo conseguiu falar pessoalmente até com o presidente em Brasília. Para surpresa do vereador, Lula lhe disse que conhece bem Três Lagoas e deu atenção ao que o vereador queria. Tem gente, que se acha muito mais importante e, até agora, não conseguiu essa oportunidade.

Dinheiro

Em entrevista a uma emissora de Rádio, o vereador do PT deu uma pequena indireta à administração municipal. Não sabemos se essa era a intenção dele, mas deu. Segundo o vereador, em Brasília tem muito dinheiro. O que falta é enviar projetos sérios e bem feitos para se conseguir recursos, porque dinheiro tem aos montes, segundo falou o vereador. Tem gente que chora, mas não sabe nem como pedir e ser atendido.