Entre a cruz e a espada
O senador Delcídio do Amaral, uma das mais conceituadas estrelas do PT, de livre trânsito e de reconhecida liderança estadual e nacional, tem demonstrado maturidade política, mesmo sendo colocado entre a cruz e a espada, quando se trata do processo sucessório do governo estadual. Apesar de haver manifestado publicamente o apoio à pré-candidatura do ex-governador Zeca do PT, mantém postura de bom relacionamento e trânsito entre as lideranças do PMDB, notadamente, com o governador André Puccinelli e com a prefeita Simone Tebet.
Sem perda de tempo
Ainda falando em PT, o partido iniciou os preparativos para o chamado Processo de Eleições Diretas (PED). Encontros regionais estão sendo realizados para definição de lideranças municipais, estaduais e até nacionais. Ao que tudo indica, o PT não abre mão de candidatura própria para o governo do Estado e para assegurar a continuação do espaço político do senador Delcídio do Amaral. Em Três Lagoas, já preparando as eleições de novembro, em que se renovam os Diretórios Municipais, teremos gente nova à frente do partido. É só aguardar para confirmar.
Estratégia de Saúde
O Programa de Saúde da Família, desde o ano passado, passou a chamar-se de Estratégia de Saúde da Família. Descobriram que a saída é esta. Em vez de lotar nossas Unidades Básicas de Saúde por gente que procura um médico e outros atendimentos, o melhor e mais eficiente trabalho é prevenir. Cabe aos Agentes Comunitários de Saúde, num árduo trabalho de formiguinhas, mudar a mentalidade do nosso povo. Educar orientar e prevenir, visitando família por família, será a saída para desafogar o tão complicado atendimento nos postos de saúde dos bairros.
Novas ambulâncias
A prefeita Simone Tebet entregou três novas ambulâncias à Saúde. São três viaturas Fiat/Strada, devidamente equipadas para a remoção de pacientes, dentro do Município e para outras localidades. Nas três ambulâncias foram investidos R$ 160,5 mil de recursos próprios do Município. Reconhecidamente, notadamente na Saúde, muito está sendo investido, principalmente em equipamentos, estrutura física e pessoal. Muita coisa já melhorou, mas, quando se fala em saúde, tudo o que se faz ainda não é o bastante.
Boa Notícia
A prefeita Simone Tebet anunciou a ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde do Parque São Carlos, sempre lotada de gente que ali comparece para ser atendida. Este é um dos mais movimentados postos de saúde, devido à sua localização de alta densidade demográfica. A população cresceu e com ela tem que crescer também toda a estrutura de atendimento à saúde. Ainda bem que a Administração Municipal está tendo essa visão. As filas e o tempo de espera para uma consulta médica continuam preocupantes. Afinal, quem tem dinheiro para pagar uma consulta em médico particular, com hora marcada ou por ordem de chegada, acima de R$ 150?!..
De férias
A Câmara Municipal está de férias, ou melhor, de recesso regimental, até o dia 31. A primeira sessão ordinária será no dia 4 de agosto. Apesar do recesso, o atendimento ao público continua. Por lá, tem, diariamente, uma equipe de plantão. Em alguns gabinetes dos vereadores, a rotina de trabalho não foi alterada. Basta conferir. Maioria do povão não entende esse negócio de férias, porque os problemas não dão trégua e a vida não para.
Exagerou
Um conhecido radialista esportivo, em meio à entrega de uniformes para o Torneio Amador de Futebol, no sábado (18), no estádio Madrugadão, no auge do seu pronunciamento, ao agradecer o gesto da prefeita Simone de prestigiar o esporte, chegou a dizer que “a prefeita Simone Tebet é a mais bela prefeita da América do Sul”. É difícil concordar ou não com a opinião do nobre colega, mas, ao que parece, ele exagerou. Ainda bem que a prefeita Simone não alimenta esse tipo de vaidade e pretensão… Tudo é possível nesta terra de Antônio Trajano dos Santos.
Cerimonial
Por duas vezes consecutivas, a prefeita Simone Tebet teve que acumular também a função de cerimonial. Uma delas aconteceu na entrega de mobiliário do alojamento dos trabalhadores da VCP às famílias carentes, no sábado (18). Nesta solenidade, o cerimonial foi dividido entre a prefeita e a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino. Na entrega das obras de reforma do Posto de Saúde da Família do bairro Santa Rita, na manhã de segunda-feira (20), aconteceu situação idêntica. Por falta de cerimonial, a prefeita teve que tomar a iniciativa, anunciando o pronunciamento do vereador Jorge Martinho. Quem ficou meio sem jeito foi a secretária de Saúde, Elenir Neves Carvalho, que falou depois da prefeita.