Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Causou espanto e aguçada curiosidade um título protestado de R$ 9.334,00, uma ?merreca?, considerando que o devedor é a International Paper do Brasil

Sem alarmes

No final da tarde de ontem, ficamos sabendo de uma reunião a portas fechadas na Secretaria Municipal de Saúde, onde se encontrava um grupo de médicos. Segundo foi vazado por fontes extra-oficiais, a reunião, convocada de última hora, era para discutir a reserva e isolamento urgente de uma ala do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para os cuidados de enfrentamento e tratamento da gripe suína. A medida seria de extrema urgência, já que teríamos casos suspeitos e outros confirmados da temida doença na Cidade e na Região. Sem querer alarmar ninguém, mas, infelizmente, a gripe suína também está chegando a Três Lagoas. Todo o cuidado é pouco.

Encontro casual

Nesta semana, aconteceu o inevitável encontro casual do ex-governador Zeca do PT com o governador André Puccinelli (PMDB, na festa de aniversário do deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT). Considerado uma das principais lideranças políticas do seu partido, Dagoberto tem sido assediado pelas lideranças do PMDB e também do PT. Como ex-secretário de Justiça e Segurança do Zeca do PT, Dagoberto tem manifestado que irá apoiar a volta do ex-governador, como pré-candidato. Os convites para a festa partiram de diferentes fontes. Zeca foi convidado pelo presidente de honra do PDT, Leite Schimidt. Por sua vez, André Puccinelli foi à festa para atender ao convite do deputado Ary Rigo. Dizem que os dois sentaram em mesas distantes um do outro e somente se cumprimentaram  e de longe…Ao ver os dois na mesma festa, o senador Delcídio do Amara expressou o que todos estariam com vontade de dizer: “Não tô entendendo mais nada”.

Visita

Três Lagoas tem sido o município do Estado que mais tem recebido a visita do governador André Puccinelli. O ex-governador Wilson Barbosa Martins pouco visitou Três Lagoas. No segundo mandato, “o bom velhinho” visitou Três Lagoas apenas uma vez para a inauguração da eclusa de Jupiá. Zeca do PT esteve em Três Lagoas por mais vezes, mas André Puccinelli já superou o ex-governador do PT, considerando que está na metade do terceiro ano do seu primeiro mandato. André Puccinelli estará na Cidade, na próxima segunda-feira (27) para entrega de novo conjunto de casas populares.

Falta de pagamento

No Edital de Protestos, diariamente publicado no Jornal do Povo pelo 3º Serviço Notarial e Registral de Protestos, têm aparecido nomes, não só de pequenos e micro-empresários, mas também de gente grande e até de multinacionais. O consolo dos pequenos devedores é saber que gente grande também deve e tem títulos protestados. Por estes dias, causou espanto e aguçada curiosidade um título protestado de R$ 9.334,00, uma “merreca”, considerando que o devedor é a International Paper do Brasil. O apresentante do título para protesto foi o Banco Safra-F.Souto Indústria Comércio de Navegação e o cedente foi o Banco Bradesco. Acredite se quiser!…

Vergonha Nacional

É extremamente vergonhoso para todos nós saber que no estado de Mato Grosso do Sul, em pleno século XXI, existem 10 propriedades rurais na “lista suja” dos empregadores que exploram trabalhadores, transformando-os em verdadeiros escravos. A lista é divulgada periodicamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Infelizmente, na nossa região, estão na “lista suja” propriedades rurais de Brasilândia, Água Clara, Selvíria, Chapadão do Sul e Cassilândia. É deplorável que, pela ganância do lucro, pessoas humanas ainda tenham que ser espezinhadas na incansável luta diária pelo seu sustento e o de suas famílias!…

Eleições na OAB

Está em pleno andamento a campanha política para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e das 30 Subseções, incluindo a 2ª Subseção de Três Lagoas. É a segunda pela ordem cronológica de criação. Para a presidência estadual da OAB/MS já foram lançadas duas chapas, cujas campanhas estão em pleno andamento, mesmo que as eleições estejam previstas para outubro, em data ainda a ser marcada. Uma delas é encabeçada pelo atual secretário geral da OAB/MS, Ary Raghiant Neto e a outra tem como candidato a presidente, o advogado e professor universitário, Leonardo Duarte. A disputa promete ser bem acirrada, já que os dois possuem alto conceito de credibilidade e competência entre a classe dos advogados. É esperar para ver.

Imparcialidade I

O que mais está sendo usado na campanha da OAB/MS é a questão da imparcialidade, que deve acompanhar o cargo de presidente da Ordem. Na disputa política, a oposição à candidatura do advogado Leonardo Duarte alega que ele é filho do Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça, Claudionor Duarte. Essa ligação filial com Desembargador prejudicaria a imparcialidade de atuação como presidente.

Imparcialidade II

Por outro lado, os advogados que apoiam a candidatura de Leonardo Duarte para a presidência da OAB/MS alegam que o atual secretário geral da Ordem, Ary Raghiant Neto, também está sujeito a ter problemas com a imparcialidade, já que é Juiz Eleitoral. Fica para os advogados discernirem entre eles, qual dos dois terá maior imparcialidade no exercício de tão importante função, que é presidir a OAB/MS.