Falta de interesse
Quando soube da proposta do ex-presidente do TJ/MS, João Carlos Brandes Garcia, de dispor o prédio do Fórum a alguma instituição ou órgão público municipal ou estadual, em vez de demoli-lo, a prefeita Simone Tebet não demonstrou qualquer interesse em receber o prédio do antigo Fórum, alegando que sua reforma e manutenção eram inviáveis financeiramente. Na verdade, como Prefeita, ela já sabia que o prédio teria que ser, inevitavelmente, demolido para atender às exigências do Plano Diretor. Isso quer dizer que o projeto de construção do novo prédio somente foi aprovado com a condição do velho ser demolido. Para sair dessa, obviamente hoje alega que não pode alterar o Plano Diretor. Todos da Prefeitura, em especial, o pessoal da Secretaria Municipal de Obras, sabiam disso e omitiram a informação, sabendo da mobilização pela preservação do imóvel histórico. A revelação só veio à tona com a publicação da GDU, emitida em 12 de dezembro de 2008.
Confirmado
Infelizmente está confirmado que a população do Paranapungá e bairros adjacentes não terá mais os serviços de plantão de atendimento à saúde no PSF daquele bairro. A Secretaria Municipal de Saúde alega que os plantões nas Unidades Básicas de Saúde foram criados para atender, principalmente, os inúmeros casos de Dengue, ocorridos em 2007 e 2008, mas que agora a doença está sob controle. Além do plantão no PSF do Paranapungá, outros três plantões também foram suspensos. Além do horário normal de expediente, das 7h às 11 e das 13 às 17 horas, havia o plantão noturno até às 22 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
Gripe Suína
Mesmo que a situação em Três Lagoas não seja alarmante, a Secretaria Municipal de Saúde já tomou as devidas providências para o atendimento de pacientes e eventual surgimento de uma corrida aos hospitais e Postos de Saúde. Além de um local, devidamente equipado para o atendimento de casos suspeitos, o já instalado “Ambulatório da Gripe” nas dependências do Pronto Atendimento Básico (PAB), mais conhecido como Postão, foi criado também o serviço “Plantão da Gripe”. Pelo telefone 8427-7940, as pessoas poderão obter todas as informações úteis e necessárias, sobre a gripe suína. Basta ligar e seguir as orientações, sem alarmes.
Usina nuclear
Apesar de ser ainda estudo e especulação do Ministério das Minas e Energia, a possibilidade de construção de uma usina nuclear na região do Baixo Tietê, mais precisamente na região do extremo noroeste do estado de São Paulo, ambientalistas e lideranças políticas da região já começaram a mobilização de protestos. Devido às proximidades de Três Lagoas com essas cidades vizinhas, a Câmara Municipal já anunciou que vai aderir à mobilização de protestos. A execução do projeto ainda está distante, mas é bom se mobilizar contra esse presente de grego.
Está com tudo
O vereador Ângelo Chaves Guerreiro demonstrou, mais uma vez, que possui carismática liderança política. Quando soube do surgimento de uma nova liderança em seu partido, o PDT, em momento algum se alterou, mas chegou a dizer que o surgimento de novas candidaturas era bom para fortalecer o partido. Feitas as devidas análises das possibilidades políticas de vitória, em vez de insistir e até provocar uma eventual divisão do partido, o professor Nilo Cândido, mui sabiamente, desistiu de concorrer à presidência do Diretório Municipal do PDT.
Graças ao mau tempo
Nesta semana, um grupo de integrantes de milícias cariocas, de alta periculosidade, era para pousar em Campo Grande e ser levada para o Presídio Federal. Graças ao mau tempo, o avião não pode aterrissar na Capital e precisou mudar a rota. Ainda bem!… O pessoal, que cumpria pena em Catanduvas (PR), foi recusado pelo governo do Rio de Janeiro, e teve que ser levado para Presidente Prudente (SP), onde permanece até hoje. Na lista dos famosos passageiros desse vôo constavam as seguintes personalidades: Isaías da Costa Rodrigues – o Isaías do Borel, Marco Antônio Pereira Firmino da Silva – o My Thor, e Ricardo Chaves de Castro Lima – o Fu do Zinco, todos “ilustres” traficantes.