Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

A vereadora Mariza Rocha criticou a eficiência de uma empresa de vigilância monitorada, contratada pela Prefeitura

Sem segurança

É sério o alerta da vereadora Mariza de Andrade Rocha (PSB) sobre a falta de segurança nas Unidades Básicas de Saúde, antes conhecidos como simplesmente Postos de Saúde. Como moradora do bairro Vila Alegre, onde também trabalha, a vereadora informou que a coisa por lá está feia. Os vândalos, após furtarem o compressor do gabinete dentário, de modo ousado, furtaram também, nestes dias, os cabos de energia elétrica. Aliás, os furtos de cabos de energia elétrica têm sido comuns naquele bairro. A Sanesul, por várias vezes, foi vítima da ação dos vândalos que, inescrupulosamente, não percebem os danos que causam à comunidade, que acaba arcando com os prejuízos e os sérios transtornos que têm passado com a falta de água e atendimento médico.

Vigilância monitorada

A vereadora Mariza Rocha criticou a eficiência de uma empresa de vigilância monitorada, contratada pela Prefeitura, para cuidar do patrimônio público, no caso, o PSF da Vila Alegre. Segundo a vereadora, os serviços dessa empresa, cujo nome ela citou na Tribuna, não estão dando resultado, porque, por várias vezes, os ladrões têm causado sérios prejuízos ao Município e, principalmente, à população que procura atendimento no PSF da Vila Alegre. Quando a empresa chega ao local, após o disparo do alarme, quando funciona, os danos já aconteceram.

Bom de História

O vereador Tonhão demonstrou na última sessão ordinária da Câmara Municipal que é bom de História do Brasil. Além de se lembrar do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o vereador Tonhão fez importante referência a outros importantes acontecimentos da História do Brasil, ocorridos todos no mês de agosto: suicídio de Getúlio Vargas, no dia 24 de agosto de 1954; renúncia do ex-presidente Jânio Quadros, ocorrida na tarde do dia 25 de agosto de 1961; e a morte em acidente, na Via Dutra, em Resende (RJ), do também presidente Juscelino Kubitschek, em 22 de agosto de 1976. Valeu vereador.  Político, mais do que ninguém, tem que tomar os devidos cuidados, principalmente no mês de agosto. Felizmente, estamos na última semana.

Em Brasília

Nossos vereadores estão a cada dia nos surpreendendo e demonstrando que vale a pena ir direto à fonte, em vez de, muitas vezes, ficar perdendo tempo em “picuinhas” por aqui, nesta terra de Antônio Trajano dos Santos. Na semana passada, estiveram em Brasília os vereadores Tonhão e Mariza (é com “z” mesmo). Nestes dias, estão lá, perto do presidente Lula, os vereadores Jorge Martinho e o professor Nuna. Eles estão lá na Capital Federal para acelerar o processo de credenciamento do atendimento oncológico, que já é realizado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Conseguindo o credenciamento desta especialidade médica de alta complexidade, todo o tratamento contra o câncer poderá ser feito em Três Lagoas e pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Torcemos para dar tudo certo na viagem destes dois nobres vereadores e que tragam boas notícias para o nosso povo.

Também em Brasília

Também está de malas prontas para viajar a Brasília, o nobre vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Idevaldo Claudino da Silva. Por uma grande coincidência possui o mesmo sobrenome do “grande companheiro”, presidente Lula da Silva. O vereador “Blau”, como é conhecido entre os amigos, já tem reunião agendada, no dia 3 de setembro, com vários Ministros, entre eles o do Planejamento, Paulo Bernardo, que também é “companheiro”. É o tal negócio. Dinheiro tem por lá. Precisa é apresentar projetos viáveis e bem feitos. O vereador já aprendeu isso e os demais estão seguindo o caminho. Sem informar detalhes, ele antecipou que a mala estará cheia de projetos. É isso aí. Desse jeito vai… Vale dizer que o vereador também precisa contar com a força e o apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul, lá em Brasília. Nisso o vereador do PT tem os deputados federais Antônio Carlos Biffi e Wander Loubet e ainda o senador Delcídio do Amaral.

Recado

O Promotor de Justiça, de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, através de ofício, mandou importante recado aos vereadores, lido em Plenário pelo primeiro secretário da Câmara Municipal, vereador Idevaldo Claudino da Silva. O atuante representante do Ministério Público recomenda aos vereadores que se criem, através da  Câmara Municipal, os instrumentos legais de preservação do patrimônio histórico de Três Lagoas. Está na hora, antes que seja tarde demais, de pensarmos na preservação do patrimônio histórico desta Cidade. Como exemplo, Antônio Carlos sugeriu o que existe na cidade de Bauru (SP). Os donos de prédios antigos têm isenção do IPTU para manter conservadas, ao menos, as fachadas de suas propriedades. Só tombar, através de Decreto, de nada adianta, se não preservarmos. Aproveitando a dica, o vereador do PT leu em Plenário uma poesia da professora e escritora Flora Thomé, sobre o histórico prédio da Estação Ferroviária, infelizmente demolido para dar lugar à que temos hoje e que as novas gerações não tiveram oportunidade de conhecer.