Vai para o PSB
Pelo andar da carruagem da política, o processo de saída do senador Valter Pereira do PMDB é irreversível. Ele estaria decidido a migrar para o PSB, porque o seu atual partido não está lhe dando respaldo político para a reeleição ao Senado. O governador André Puccinelli tem esta semana para se posicionar favorável ao senador Valter Pereira ou ao deputado federal e presidente regional do PMDB, Wlademir Moka, para concorrer ao Senado. Se Valter Pereira sair do PMDB, ele fará dupla com o senador Delcídio do Amaral (PT), já que o PSB é forte aliado do PT.
Não é mais boato, é fato
Como havíamos noticiado nesta coluna há quase dois meses, está em “processo de negociação”, nos gabinetes da Câmara Municipal a proposta de emenda ao artigo 21 da Lei Orgânica do Município, que trata da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A emenda, ainda em estudos, mas já em plena efervescência, irá criar instrumentos que possibilitam a reeleição do presidente da Câmara por mais dois anos. Agora, desse jeito, não é mais boato, é fato… Com isso, esperem, Fernando Milan Amici (PMDB) continuará na presidência até o final de seu mandato de vereador.
Vereador continua “entristecente”
O vereador Ângelo Chaves Guerreiro (PDT) subiu ontem (1º) à Tribuna da Câmara Municipal para dizer que continua “entristecente” com alguns setores da administração municipal. Desta vez, ele se referiu à Secretaria de Obras a quem pediu “mais rigorosidade” na fiscalização das calçadas. Segundo o vereador, “é uma vergonha” o estado em que se encontram algumas calçadas nas áreas centrais da Cidade, principalmente aquelas que são usadas como depósito de material de construção, por 10, 30 e até 60 dias, sem que apareça um fiscal da Prefeitura para dar um jeito nisso. “Estão enfeiando” a nossa Cidade, disse ele.
Liberação de ambulância
Ainda na Tribuna, Ângelo Guerreiro teceu sérias críticas ao funcionamento do serviço de ambulância para a remoção de pacientes, no Posto de Atendimento Básico (PAB). Usando a sua nova expressão de comunicação, ele voltou a atacar: “É entristecente e fiquei envergonhado pela falta de respeito para com a população”. Ele se referiu a um paciente, jovem, “que surtou” e chegou a tentar suicídio na BR-262. Ele foi socorrido a tempo por uma equipe da PRF. Ao precisar ser removido para a Capital, onde seria internado em clínica particular, foi-lhe negado o serviço de remoção para Campo Grande. “Se ele não necessitasse, não estaria ali”, disse o vereador.
Atiça a cobra e mostra o pau
O vereador do PT e primeiro secretário da Mesa Diretora, Idevaldo Claudino da Silva, demonstrou que não tem sido em vão comunicar-se com o pessoal lá de Brasília, “os fiéis companheiros” do seu partido, que têm como coluna mestra, o presidente Lula. Segundo comentavam nos corredores da Câmara, “o Idevaldo atiça a cobra e mostra o pau”. Na sessão de ontem (1º), ele mostrou dois ofícios que recebeu lá de Brasília, em resposta às reivindicações que tem mandado para lá. Ele recebeu ofícios do Ministério dos Transportes e até do Ministério das Minas e Energia. Em todas as Indicações que apresenta na Câmara, Idevaldo faz questão de enviar cópia e original ao presidente Lula. Quem pensa que é só deputado e senador que tem vez em Brasília está enganado. Vereador de Três Lagoas, se for do PT, também tem chance. O Idevaldo tem provado isso. Pelo jeito, os demais vereadores estão seguindo o seu caminho. O jeito é ir direto a Brasília. É lá que se decidem as grandes obras.
Aumentando filiados
Quem pensa que o PSC está quieto, engana-se. O presidente do Diretório Municipal do partido, Jair Marcos de Almeida avisou que o pessoal está se organizando para as eleições de 2010. O Diretório planeja para este mês realizar um ato público de novas filiações para aumentar o número dos 500 filiados que possui no Município. Por enquanto, não tem nomes daqui para lançar como pré-candidato a deputado estadual. Na Capital, o nome mais forte é o do vereador Herculano, pré-candidato a deputado estadual, e o do empresário Wilson Joaquim da Silva, como pré-candidato a deputado federal. A coisa está começando a pegar fogo.