Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Enchentes, areão, buracos, falta de água. O povo está certo quando reclama e exige seus direitos

O jeito é recorrer à Dilma

O governador André Puccinelli e o prefeito da Capital, Nelsinho Trad, anunciaram que vão recorrer à ministra Dilma Roussef, pré-candidata do PT à presidência da República. Os dois foram recebidos na tarde de ontem (3) pela ministra Dilma, em seu Gabinete. Segundo antecipou o governador, a Dilma não terá vez em Mato Grosso do Sul, se o Zeca do PT for candidato a governador. Em outras palavras, terá que funcionar o “ou ou”. A política é feita desse jeito, o famoso “toma lá, dá cá”. Ou seja, Dilma não terá chances de subir nos palanques do PMDB, em Mato Grosso do Sul, na próxima campanha política, se o Zeca do PT estiver por perto. O jeito é recorrer à poderosa Dilma. 

Família Petista

Enquanto isso, aparentemente alheio e distante desse “macro problema” do partido, quando o assunto é a disputa para o governo do Estado, o vereador Idevaldo Claudino está promovendo em Três Lagoas o “2º Encontro da Família Petista no Mandato do Vereador”. Com o intuito de “valorizar a política e ideologia dos militantes e estreitar as relações do vereador com os filiados”, haverá palestras e, no final, o almoço com direito a churrasco, na Vila Vicentina, no dia 7 de setembro, Dia da Independência.

Saneamento básico

O governador André Puccinelli (PMDB) deverá retornar satisfeito de Brasília. Afinal, não é sempre que se conseguem, junto ao governo Federal, recursos na ordem de R$ 37,2 milhões, graças “à madrinha” Dilma. O dinheiro será usado em obras de saneamento básico. Três Lagoas está entre as três cidades do Estado que irá receber os investimentos. São R$ 12,8 milhões para ampliação da rede de água e esgoto. A Cidade precisa dessas obras, porque, infelizmente, a estrutura básica (asfalto, água e esgoto) não está conseguindo acompanhar o crescimento urbano. Além de Três Lagoas, estão na lista as cidades de Corumbá e Ponta Porã.

O povo está certo

Enchentes, areão, buracos, falta de água…O povo está certo quando reclama e exige seus direitos. São poucos aqueles que reclamam sem razão. Ouvir o povo é importante. Mas para ouvir “tem que ir onde o povo está, como diz a canção. Pelo jeito, a prefeita Simone Tebet fez isso, por estes dias, e andou de carro por algumas ruas do Jardim Oiti, lá perto do “piscinão”. Contou uma moradora de lá que o carro da prefeita “atolou no seco” num dos muitos buracos que existem por lá. Após várias aceleradas e derrapadas, o carro da prefeita “saiu de fininho”. É difícil viver num lugar destes. Quando chove “as ruas viram rio e quando não tem chuva não há quem suporte o areão e buraqueira”, dizem por lá.

Estamos bem mal

Segundo o MEC, o Ensino Superior de Mato Grosso do Sul não está muito bem. De 0 a 5, a nossa nota foi um humilde 2. Estamos bem mal na qualidade de ensino das nossas Faculdades. No Estado, existem 37 instituições de Ensino Superior e 19 desses cursos, ou seja, 51,3% conseguiram chegar à nota 2. Vale ressaltar que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) conquistaram nota 4. Infelizmente, o Ensino Superior, como um todo, em Mato Grosso do Sul, aparece como o sexto pior do Brasil. Dá para a gente sentir vergonha…