Nem eles acreditam
Pelo andar da carroça política, nem o próprio PT acredita que vá decolar a pré-candidatura da ministra Dilma Roussef. Além do presidente Lula e alguns Ministros e, mais recentemente, o presidente do Senado, José Sarney, são poucos aqueles que ousam manifestar-se publicamente empolgados com a idéia de ver Dilma presidente. Ao que parece, o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PSB), empolgaria muito mais os “companheiros” do PT do que a “poderosa” Ministra.
O último a saber
O deputado federal Nelson Trad (PMDB-MS), pai do Marquinhos, Nelsinho e Fabinho, tem razão ao dizer que “o marido é o último que sabe destas coisas”. Ele se referiu à denúncia de que sua mulher, Therezinha Mandetta Trad, seria servidora comissionada no Senado, nomeada em 10 de abril de 2003, como assistente parlamentar, com salário mensal de quase R$ 5 mil. Como a ilustre senhora nunca trabalhou no Senado, a nomeação é mais um dos inúmeros mistérios dos atos secretos do Sarney, quando também era presidente do Senado, em 2003.
Desconfiança
“Gato picado por cobra tem medo até de linguiça”. Corre o boato que a Seleção Brasileira teria firmado acordo com a Federação Sul-mato-grossense de Futebol para a realização do jogo contra a Venezuela, no dia 14 de outubro, em Campo Grande, somente sob uma condição. Sem essa cláusula, eles jogariam em outro estádio. Segundo o contrato já assinado, dizem os boatos, a Federação de Futebol do MS não deverá chegar nem perto das bilheterias. Essa cláusula teria sido sugerida pelos dirigentes corintianos, amigos influentes de Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Filha de onça
Foi oportuna a frase do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dita diretamente à prefeita Simone Tebet: “filha de onça já nasce pintada”. Ele se referiu à herança política do saudoso e imortal Ramez Tebet, deixada à sua filha. Não há quem duvide da garra da prefeita Simone Tebet para continuar a trajetória política do saudoso pai. Os primeiros passos estão sendo dados e outros estão sendo muito bem preparados.
Valor da família
“A gente que é pobre sabe o valor que tem a família”. Está é mais uma deixada pelo ministro Carlos Lupi, quando da sua visita a Três Lagoas, no encontro do Pró-Jovem. Na oportunidade, ele também deixou mais uma das inúmeras frases que deveriam ser lembradas pela nossa juventude: “O sol passa na vida de todos, de modo igual, mas nem todos percebem a presença do sol”. Ele se referiu à chuva de oportunidades que surgem na vida dos nossos jovens.
É para valer
Está pronto o Projeto de Resolução da Mesa Diretora para modificar o artigo 21 da Lei Orgânica do Município. Para a aprovação da pretensão de reeleger o presidente da Câmara Municipal, serão necessários sete votos do Plenário. O presidente da Casa, vereador Fernando Milan Amici, principal interessado na mudança, não está gostando dos vereadores que se manifestaram contrários à reeleição. São eles: Jorge Martinho (PMDB), Ângelo Guerreiro (PDT), Celso Yamaguti (DEM) e o vereador do PT e primeiro secretário da Mesa Diretora, Idevaldo Claudino da Silva. Sem a adesão de, ao menos um deles, nada feito.
Coisas de vice
É estranho o posicionamento do vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, o vereador Tonhão (PPS), ter-se manifestado favorável à mudança do artigo 21 da Lei Orgânica do Município. Como é normal o vice pretender um dia ser presidente, a população achou “sinistra” a posição do “nobre” vereador ser favorável à reeleição do atual presidente. “Desse jeito, tu não chega lá nunca”, dizia um caboclo, diga-se de passagem, eleitor do Tonhão. Não é por nada que os experientes políticos sempre dizem: “é sempre bom ouvir as bases…”