Retrocesso
Será um prejudicial retrocesso se Três Lagoas deixar de ter Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) e passar apenas a ser Agência Regional de Trabalho e Emprego. Parece uma simples mudança de nomenclatura organizacional do Ministério do Trabalho, mas não é. São questões de abrangência e competência que estão em jogo e que irão prejudicar a defesa dos direitos do trabalhador e também a orientação que se dá ao empregador, quanto à legislação trabalhista em vigor. Se isso correr, toda a vez que for necessária a atuação de um Auditor Fiscal do Trabalho, será necessário recorrer à Superintendência Regional do Trabalho, em Campo Grande, ou à única GRTE, no Estado, instalada na cidade de Dourados. Cabe aos nossos representantes políticos não deixar que isso venha acontecer.
Poderá acontecer também aqui
O atendimento de médicos pediatras, em Campo Grande, poderá ficar precário nos próximos 60 dias. A classe decidiu, nesta semana, em assembléia geral, exigir ajuste dos míseros valores que recebem dos planos de saúde, principalmente da Unimed e da Cassems. A Sociedade Brasileira de Pediatria, em Mato Grosso do Sul, é constituída por 205 médicos, que reivindicam valorização profissional e melhor remuneração. Se não forem atendidas as justas reivindicações, os médicos pediatras irão restringir o atendimento às crianças, somente mediante pagamento de consulta particular. Para quem não sabe, os planos de saúde repassam aos médicos pediatras os valores irrisórios que variam de R$ 32 a R$ 45 por consulta. Não há quem suporte essa merreca. Quem vai sofrer as consequências é a população. Infelizmente, isso também poderá acontecer aqui.
Confundiu o dia com a noite
Acostumado às tradicionais sessões noturnas da Câmara Municipal, o vereador Ângelo Chaves Guerreiro (PDT) confundiu o dia com a noite, na sessão de terça-feira (15), por ocasião da solenidade de outorga dos títulos de cidadão três-lagoense ao presidente da Fiems e ao diretor regional do Senai. “A todos os que nos assistem nesta noite”, disse o vereador, corrigindo de imediato a confusão. Não é para menos, Guerreiro foi o único vereador contrário à mudança de horário das sessões.
Não é fraco, não
O vereador Idevaldo Claudino da Silva, dinâmico representante do Partido dos Trabalhadores (PT), na Câmara Municipal, mais uma vez, demonstrou que não é fraco, não. Ele aproveitou a solenidade de outorga de títulos, com o recinto do Plenário lotado e a presença de autoridades políticas e empresariais, para divulgar a intensa agenda que está cumprindo em Brasília, nesta e na próxima semana. Ele estará em vários Ministérios, provando, mais uma vez, que é necessário falar diretamente “com os companheiros” para se conseguir algo para a Cidade. “É com muita honra e orgulho que vou a Brasília, com vários projetos na mão”, disse o vereador.
Pacotão de elogios incluiu até o capuccino
O deputado estadual Paulo Corrêa (PR) desembrulhou um verdadeiro “pacotão” de elogios à Cidade e suas lideranças políticas, por ocasião da solenidade de outorga de títulos. Segundo ele, a Câmara Municipal de Três Lagoas é “a mais moderna e acolhedora do Estado”, superando até a Assembléia Legislativa. Lá “temos apenas o cafezinho, aqui temos o saboroso capuccino”, que não é servido em nenhuma das Câmaras Municipais do Estado. No mesmo “pacotão”, o deputado incluiu a prefeita Simone Tebet, como a melhor de Mato Grosso do Sul, “conforme pesquisa”. O nobre deputado esqueceu que a pesquisa que ele citou apontou o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), como o primeiro da lista.
Só faz bem feito aquele que acredita
Vale registrar o pensamento filosófico e existencial do nobre deputado três-lagoense, Akira Otsubo (PMDB). Nos seus mais de 40 anos de carreira política, iniciada como vereador de Três Lagoas, naquele tempo em que vereador nem tinha salário, Akira acumulou notável experiência de vida e rica bagagem de conhecimentos. Em sua fala na Câmara Municipal, também presente na sessão que outorgou títulos de cidadão, Akira referiu-se a Sérgio Marcolino Longen e Jaime Elias Verruck, dizendo o que merece ser guardado nas nossas mentes, como princípio de vida: “Só faz serviço bem feito aquele que acredita naquilo que faz”. Valeu, deputado!…