Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

A Executiva Regional do PSDB puxou o tapete do advogado Cristóvam Lages Canela

Bagagem histórica

Por enquanto, surgiram dois nomes em Três Lagoas para as eleições da renovação do Diretório Municipal do PT, marcadas para novembro: o da ex-vereadora Bel do PT e o do Nivaldo Gonçalves dos Reis. Pela história do partido em Três Lagoas, os dois têm na bagagem histórica os créditos, mais que suficientes, para postular a presidência do diretório. Se for bom para o PT que não haja disputa interna, como as que ocorreram nos últimos anos, principalmente, em Três Lagoas, quando o partido sofreu as nefastas conseqüências do “inchaço”, os dois pretendentes não terão dificuldades de se unir e definir a tão esperada chapa de consenso. Isso também é democracia. 

Puxaram o tapete

A Executiva Regional do PSDB puxou o tapete do advogado Cristovam Lages Canela, por quatro mandatos consecutivos (de dois anos), presidente do Diretório Municipal do PSDB. Fátima Montanha, assessora parlamentar da senadora Marisa Serrano é a presidente designada da Comissão Provisória. No encontro do Bloco Democrático Reformista, no sábado (19), na Câmara Municipal, só se falava disso. Comentava-se que a ala dos que são ligados ao Canela é muito ligada ao PMDB. A nova política do partido é “afastar-se” para deixar de viver à sombra do PMDB no Estado e também em Três Lagoas, tomando rumos próprios, “sem ter que esperar decisões” do outro partido, como falou, com muita veemência, a senadora Marisa Serrano.

Crise vem de longe

Segundo o presidente da Executiva Regional do PSDB, deputado estadual Reinaldo Azambuja, a crise do PSDB, no município de Três Lagoas, não é de agora, ela “vem de longe” e se agravou nas eleições municipais de 2008.
De um lado, a Executiva Regional do partido acusa o dissolvido Diretório de não agregar os filiados. Do outro lado,  as lideranças do antigo Diretório queixavam-se da falta de apoio da Regional, principalmente, em períodos eleitorais. Nas eleições municipais, o que tem acontecido é cada partido se virar como pode. Nas eleições estaduais e federais, a coisa muda, porque os candidatos precisam do apoio dos diretórios municipais.

Ficou mal na fita

Quem ficou mal na fita, nessa crise local que atravessa o PSDB, foi o vereador Jorge Aparecido Queiroz, o “Jorginho do Gás”. Ele participou da reunião da extinta Executiva Municipal, que elaborou documento requerendo a prorrogação do mandato por mais um ano, seguindo a orientação da Resolução 003/09 da Executiva Nacional do PSDB. No entanto, logo que saiu da reunião e sendo responsável pelo encaminhamento do documento, teria mudado de postura, apoiando a intervenção da Executiva Regional, que dissolveu o diretório e nomeou a Comissão Provisória.

Novas lixeiras

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Meio Ambiente, iniciou ontem (21), Dia da Árvore, a instalação de um conjunto de 63 novas lixeiras, adequadas para a coleta seletiva de lixo. Resíduos de  plástico, metal, papel e vidro devem ser agora colocados separadamente nas respectivas lixeiras. Por enquanto, serão apenas 63, mas o propósito é unificar este tipo de lixeira, corretamente ecológica, por toda a Cidade. A questão é saber se a população está conscientizada para a coleta seletiva de lixo. Muitos moradores reclamam que já separam o lixo separadamente, mas o caminhão coletor acaba juntando tudo, sem essa preocupação de selecionar o lixo. Coleta seletiva implica muito mais que a simples instalação de lixeiras apropriadas.