Não perde tempo
O presidente do Diretório Municipal dos Democratas (DEM), secretário de Agronegócios, Luiz Akira Oshio Otsubo, passou pela Câmara Municipal, na última sessão ordinária. Com a desfiliação de quase 150 lideranças do PSDB, Akirinha não perde tempo e vem “assediando” pessoalmente cada um dos que saíram do partido para que ingressem no DEM. Os primeiros que estão sendo convidados são os que pretendem candidatar-se a vereador nas eleições de outubro de 2012. Isto é que é não perder tempo. Um dos primeiros a ser convidado foi o Toninho do Arapuá, onde o Akira pai e o Akira filho têm ótimo espaço.
Troca de elogios
O ambiente de coleguismo e de parceria, ao que parece, está forte na Câmara Municipal, entre os 10 vereadores. Na última sessão, foi oficializada a trégua da acirrada disputa política entre os vereadores Jorginho do Gás (PSDB) e Idevaldo Claudino da Silva (PT). Pelo jeito, o vereador do PSDB reconheceu, porque contra fatos e fotografias não existem argumentos, que o representante do PT na Câmara Municipal, um simples vereador, mais do que muito deputado federal, “possui trâmite livre entre os Ministros” do presidente Lula. O mesmo elogio e reconhecimento foi tornado público pelo vereador Jorge Augusto Martinho (PMDB).
Deus insiste em ser brasileiro
Já que “Deus insiste em ser brasileiro”, conforme manifestou o vereador Idevaldo Claudino da Silva (PT), “nós vamos insistir também que os lucros do pré-sal sejam divididos por todos os municípios, mesmo que Três Lagoas esteja bem longe do mar", observou o vereador. Ele participou, na semana passada de um congresso em Brasília, onde foi discutida a nova descoberta da Petrobras. De todo o estado de Mato Grosso do Sul, ele era o único presente. “O que é dos brasileiros está reservado aos brasileiros”, completou o vereador.
Os nefastos riscos do progresso
Três Lagoas passou por umas horas terríveis no final da tarde de segunda-feira (28). Uma onda de gás poluente invadiu a maior parte da Cidade e colocou em alvoroço muitas famílias, que se sentiram indefesas e sem saber o que fazer. Ânsia de vômitos, dores de cabeça e outros sintomas de mal-estar tomaram conta de muitas pessoas, principalmente crianças e pessoas idosas. Cabe às autoridades competentes averiguar seriamente o que aconteceu para que não vivamos inseguros, correndo os nefastos riscos do progresso, como a emissão de gases poluentes e altamente venenosos. A saúde de toda uma população deve estar acima de qualquer proposta capitalista de desenvolvimento. O que todos querem é qualidade de vida, acima de tudo.
Errado é não esperar
Estamos por demais acostumados ao consolo de que a “esperança é a última que morre”. Os sete suplentes de vereador continuam alimentando a esperança de que irão assumir as vagas na Câmara Municipal. A questão não está tão fácil de ser solucionada, conforme tem se manifestado a Justiça Eleitoral. “A Corregedoria Regional Eleitoral passou orientação que depois de efetuada a adaptação da Lei Orgânica à Emenda Constitucional, o que já aconteceu em Corumbá, o presidente da Câmara Municipal deve fazer requerimento ao juiz eleitoral, com a cópia da alteração da Lei Orgânica, informando o número de vereadores fixados para o Município na Lei Orgânica. Com base nisso, ele vai pleitear o recálculo do coeficiente eleitoral; do coeficiente partidário e a distribuição das sobras que eventualmente tiver. Após isso, a Justiça Eleitoral de forma anômala, porque já se encerrou o pleito, irá fazer uma nova proclamação dos eleitos e expedirá novos diplomas de vereador, tanto para os novos titulares quanto para os novos suplentes", esclareceu o juiz eleitoral substituto, Anderson Royer, da Comarca de Corumbá, ao suspender a posse de um dos suplentes.