Meio ambiente está de olho
Os órgãos de Proteção de Meio Ambiente e o Ministério Público estão de olho nas fábricas de celulose e papel, para que não se repita o que ocorreu, no início desta semana, quando maioria da população ficou preocupada com o mau cheiro que castigou a Cidade. O pior de tudo isso é que os responsáveis pelo “acidente ambiental” somente se manifestaram, no dia seguinte, quando perceberam os transtornos e danos causados à população. O correto, segundo bem lembrou o Promotor de Defesa do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, seria comunicar o ocorrido, de imediato, ao Corpo de Bombeiros. O que aconteceu e como aconteceu ainda darão muito pano para manga.
Salve-se quem puder
A função primordial da Polícia Militar é proteger o cidadão. Para tanto, devem promover continuadas ações policiais de repressão ao crime, para que a população, no caso, o cidadão de bem se sinta seguro. Com isso, o trabalho policial deve ser preventivo e também ostensivo, mesmo que provoque inevitáveis transtornos àqueles que nada têm a ver com o crime e nada devem. Como “não está escrito na testa” se a pessoa é do bem ou do mal, algumas ações policiais passam a ser incompreendidas e taxadas de abusivas e violentas. Afinal, queremos ou não queremos mais polícia?!…
Varreduras, revistas e abordagens são necessárias, doa a quem doer. Mas, dentro de sala de aula, pode?.. Nos Estados Unidos, a polícia de lá tem esse costume. Desse jeito, salve-se quem puder.
Barrados na festa
O que aconteceu na quinta-feira (1º) em Campo Grande vale de alerta aos sete suplentes de vereador de Três Lagoas, que se mobilizam para tomar posse, ainda nesta Legislatura. Vale a pena esperar e não desanimar, mas não deve haver precipitações. Faltando menos de uma hora para a festa de diplomação dos seis suplentes da Capital, o TRE barrou a festa e suspendeu a solenidade de entrega. O pior de tudo isso é ter que pagar o terno ao alfaiate e não poder usá-lo, porque não sabemos quando será a festa, nem mesmo se ela vai acontecer antes de 2012.
Puxão de orelhas
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul, desembargador Luiz Carlos Santini, deu um verdadeiro “puxão de orelhas” aos juízes de primeira instância, que insistem na diplomação e posse de vereadores não eleitos em 2008. O recado foi o seguinte: “em algumas localidades, as pessoas entendem que têm mais poder do que o TSE e o TRE (..) Aí causa esta perplexidade. Alguns não gostam de obedecer e tumultuam a Justiça”, disse. O presidente do TRE segue a interpretação do presidente do TSE. Para ele, a PEC dos Vereadores só deve entrar em vigor em 2012.
Mais uma do presidente Lula
Logo que foi anunciada a vitória do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, em meio a toda a empolgação que lhe é peculiar, o presidente Lula soltou mais uma das muitas que ficarão para a História: “Se morresse agora, já teria valido a pena”. Ao dizer que a conquista era mérito de “190 milhões de almas”, o presidente Lula também manifestou o seguinte: “Prevaleceu a razão, a paixão, a verdade”. O alto astral do presidente Lula chega mesmo a contagiar a maioria dos brasileiros, principalmente quando ele diz que acredita que, em 2016, além dos Jogos Olímpicos, o Brasil estará entre as cinco principais economias do Mundo, ou melhor, será membro do poderoso G-5.