Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

Sumiram com os procedimentos médicos de alguns pacientes no Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Para melhorar o trânsito

O vereador Jorge Augusto Martinho (PMDB) sugeriu ontem (13), na sessão ordinária da Câmara Municipal, que os empresários do Distrito Industrial concedam o vale transporte aos seus funcionários para a melhoria das condições do trânsito urbano. Segundo ele, por falta do vale transporte, a maioria dos trabalhadores usa bicicleta e motocicleta para ir trabalhar, o que vem acarretando o aumento do número desses veículos trafegando pelas ruas da Cidade, causando sérios transtornos e aumento do número de acidentes no trânsito. Segundo o vereador, as motocicletas e bicicletas poderiam ser substituídas por ônibus.

Procedimentos médicos

Ninguém sabe o que aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (CEM), instalado na avenida Clodoaldo Garcia, no bairro Santos Dumont. Sumiram com os procedimentos médicos de alguns pacientes, aquela ficha médica, onde são anotados os resultados de exames, consultas e os procedimentos que devem ser adotados. A denúncia é do vereador Jorge Augusto Martinho, que enviou Requerimento à Secretaria Municipal de Saúde, pedindo explicações sobre esse descuido. A situação é meio complexa e misteriosa. Afinal, com toda a informatização já existente na Saúde do Município, é inexplicável que ainda sejam usadas fichas médicas, os antigos manuscritos, para controle dos procedimentos, receituários e agendamento de consultas. A verdade é que sumiram com a ficha de alguns pacientes que precisavam de atendimento especializado. E agora?…

Área de Segurança

A exemplo do que já existe nas imediações de Delegacias de Polícia, quartel do Exército e outras unidades policiais, o vereador Jurandir da Cunha Viana Júnior, o professor Nuna do PMDB apresentou Projeto de Lei, propondo que as nossas escolas municipais sejam também consideradas áreas de segurança. Segundo propõe o vereador, essa área especial de segurança, num raio de 100 metros da escola, deverá merecer atenção e tratamento especiais. Segundo o vereador, essa medida é necessária para acabar com os índices de violência nas escolas, porque “até boca de fumo ambulante” já existe nas imediações das nossas escolas.

Pensando no meio ambiente

É também do professor Nuna o Projeto de Lei, protocolado na Câmara Municipal, que cria o Programa de Sustentabilidade Ambiental nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O vereador justificou que Três Lagoas passa por um acelerado desenvolvimento industrial, cujo crescimento merece a preocupação pelo meio ambiente, já nos primeiros anos da educação dos nossos futuros cidadãos. É o desejado desenvolvimento sustentável.

A par das contas

Através de ofício encaminhado ao presidente da Mesa Diretora, o vereador Jorge Martinho pediu relação detalhada das despesas da Câmara Municipal. No exercício do seu direito e função fiscalizadora de vereador, Jorge Martinho requereu cópia de todos os processos licitatórios e a relação de empresas que prestaram ou prestam serviços à Câmara, durante a atual gestão.

Não é mais Brasil Telecom

A assessoria do dinâmico vereador Ângelo Chaves Guerreiro (PDT) precisa estar mais atenta para informá-lo que a concessionária de serviços de telefonia fixa, no estado de Mato Grosso do Sul, não é mais a Brasil Telecom, mas a OI. Na última sessão da Câmara, o vereador Ângelo Guerreio informou que enviou ofício à diretoria da Brasil Telecom, solicitando um telefone público para o Conjunto Habitacional Jardim das Hortências. Aliás, a maioria dos telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”,  já recebeu nova pintura, agora com a logomarca da OI. Mudou de Brasil Telecom para OI, mas os problemas continuam os mesmos.