Veículos de Comunicação

Educação E Arte

OBSERVATÓRIO

O PMDB já admite a possibilidade de lançar dois candidatos ao Senado nas eleições de outubro de 2010

Dois candidatos

O PMDB já admite a possibilidade de lançar dois candidatos ao Senado nas eleições de outubro de 2010. Isso quer dizer, que a disputa interna, entre o senador Valter Pereira e o deputado federal Waldemir Moka servirão apenas para saber qual dos dois tem mais força dentro do partido, porque eles acabarão sendo os candidatos ao Senado. A proposta anterior era a de que a segunda vaga seria oferecida a um dos partidos aliados. No entanto, ao que tudo indica, o DEM deverá ter candidatura própria ao Senado, independentemente se apoiar ou não o PMDB na reeleição do governador André Puccinelli. O vice-governador Murilo Zauith, presidente regional do DEM, já anunciou sua pré-candidatura ao Senado, contando com o apoio do seu partido, do PPS e do PSDB, o já ratificado Bloco Democrático Reformista.

PSC e o Bolsa Família

O Partido Social Cristão (PSC), através de ofício enviado ao presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Milan Amici, contestou as pretensões do vereador do PT, Idevaldo Claudino da Silva, de aumentar o número de famílias três-lagoenses com o benefício do Bolsa-Família. Segundo o presidente do PSC municipal, se levado em consideração o pedido do vereador do PT, metade da população de Três Lagoas, estimada em quase 90 mil habitantes, precisaria gozar do benefício do governo federal. Para o PSC, o desemprego em Três Lagoas só existe por falta de capacitação profissional e não por falta de oportunidades para trabalhar. Por sua vez, Idevaldo defende que o seu pedido é baseado em dados do IBGE. Se assim o for, estamos bem mal situados em qualidade de vida, já que o vereador do PT reafirma que metade da população vive na linha de pobreza e necessita do programa Bolsa Família.

É uma questão de educação

Na orla da Lagoa Maior, cartão postal da Cidade, riqueza ambiental que merece o empenho de todos para a manutenção de sua beleza natural, infelizmente, existem inúmeras amostras negativas do comportamento da população.
Apesar das lixeiras ali instaladas, é verdade, ainda poucas, as pessoas insistem em jogar o lixo na grama e até na chamada Pista de Saúde. Tudo isso demonstra que existem falhas na educação ambiental e na consciência de preservação ambiental. São sacolas de plástico, garrafas de água e refrigerantes descartáveis, saquinhos de salgadinhos, papeis e palitos de sorvete. Um dia a gente chega lá, mas tem que ser logo, antes que seja tarde demais.

Caminho certo

Ao que parece, por enquanto, em toda a Região do Bolsão, o PMDB está unido e irá lançar apenas um candidato a deputado estadual. Finalmente descobriram que é importante para Três Lagoas e municípios da Região eleger alguém que os represente na Assembleia Legislativa. Até agora, já se apresentaram como pré-candidatos, pra representar a nossa Região, Eduardo Rocha (PMDB), Akira Otsubo (DEM), Ângelo Guerreiro (PDT) e Diogo Titã (PPS). Se houver união dos eleitores, dá para eleger os quatro. Não é fácil, mas é possível. Infelizmente, na política, nada é previsível e tudo o que não se espera poderá acontecer.

Tratamento da tiróide

Vem em boa hora e é oportuna a Indicação do vereador Celso Yamaguti (DEM), encaminhada à prefeita Simone Tebet e à secretária de Saúde, Elenir Neves de Carvalho, na sessão ordinária de terça-feira (13). O vereador pediu que se estude a possibilidade da Saúde dispor de mais uma especialidade médica, que é o tratamento da tiróide, doença que chega em silêncio e, muitas vezes, por falta de um simples exame, pode reverter em outras sérias complicações. Por enquanto, os pacientes com problemas de tiróide, na sua maioria mulheres, precisam deslocar-se para a Capital ou para São José do Rio Preto (SP). Valeu… O papel do vereador é estar atento às primordiais necessidades do povo.

Zona Franca em Ponta Porã

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a proposta de criação da zona livre de comércio em Ponta Porã. O nome oficial é  Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O Projeto de Lei é de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), tramitou no Senado e foi enviado à Câmara dos Deputados em fevereiro. A expectativa é que, até o final do ano, a matéria seja aprovada para as posteriores providências legais para a instalação no município de Ponta Porã.
A criação da ZPE é uma antiga reivindicação e, certamente, trará condições de expansão do comércio naquela região, divisa com o Paraguai, acabando assim com a clandestinidade e contrabando. Segundo a senadora Marisa,“as facilidades tributárias e cambiais proporcionadas por uma Zona de Processamento de Exportação aliada à abundância de matérias-primas ligadas ao agronegócio podem estimular a instalação de indústrias na região”, destacou a senadora.